Europeu de Hóquei em Patins sub17 já arrancou no Luso

07 setembro, 2015

Europeu de Hóquei em Patins sub17 já arrancou no Luso

A cerimónia de abertura do 34º Campeonato da Europa Sub17 de Hóquei em Patins decorreu ontem, dia 6 de setembro, no Pavilhão Municipal do Luso. O vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada deu as boas vindas às nove seleções europeias, que vão estar a competir pelo título europeu até ao próximo sábado, na vila termal do Luso. "Este é um evento de grande valor para o desporto nacional", sublinhou Guilherme Duarte. Igualmente presente na abertura do torneio esteve o presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Fernando Claro. O evento é organizado pelo Comité Europeu de Hóquei Patins (CERH), em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada (CMM), Junta de Freguesia do Luso, Federação de Patinagem de Portugal e Associação de Patinagem de Aveiro.

Começou ontem, dia 6 de setembro, no Pavilhão Municipal do Luso, a 34ª edição do Campeonato da Europa Sub-17 de Hóquei em Patins. Portugal estreou-se na competição com uma vitória (7-0) sobre a seleção de Andorra, juntando-se às seleções de Espanha (que ganhou à Áustria por 9 - 1), Itália (que venceu a Suíça por 7 - 2) e França (que derrotou a Inglaterra por 1- 0) no topo da classificação do torneio.

O vice-presidente da autarquia mealhadense, Guilherme Duarte, foi um dos anfitriões do evento, juntamente com o presidente do órgão máximo do Hóquei em Patins nacional, Fernando Claro. Guilherme Duarte saudou a presença de atletas, treinadores, juízes, organizadores e público em geral, mostrando-se "muito satisfeito" pelo concelho acolher este europeu. "Obrigado a todos os que tornaram possível a realização de um evento desta dimensão no concelho", começou por referir o autarca. "Este é um campeonato com grande valor para o desporto nacional e espero que a sua realização contribua para tornar mais harmonioso o desporto no nosso país. Espero também que seja uma semana gratificante para o nosso concelho, que a competição seja o mais saudável possível, e que em cada jogo impere o `fair-play´", concluiu.

à semelhança do vice-presidente da autarquia mealhadense, também Fernando Claro pautou o seu discurso por agradecimentos. "Quero agradecer à Câmara Municipal da Mealhada todo o seu apoio". "A Câmara Municipal tem demonstrado, ao longo dos últimos anos, ser uma grande mais-valia para a patinagem nacional e para o desporto europeu, através da realização de vários e importantes eventos nacionais e internacionais", disse o dirigente, que concluiu a sua intervenção agradecendo a hospitalidade das "gentes do Luso", bem como o apoio prestado na organização do torneio por outras entidades, tais como a Associação de Patinagem de Aveiro e a Junta de Freguesia do Luso.

Segue, em anexo, o comunicado da Associação de Patinagem de Aveiro, com os resultados da primeira jornada e o calendário de jogos.

(2015-09-07) - Press Release
(2015-09-06) - Press Release APA