Ir para o conteúdo principal

Mealhada sensibiliza para a luta contra a pobreza e exclusão social

19 outubro, 2015

Mealhada sensibiliza para a luta contra a pobreza e exclusão social

A Câmara Municipal da Mealhada associou-se, mais um ano, à Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, levando a cabo várias atividades temáticas - tais como passeios, oficinas, idas ao cinema e à piscina, rastreios de saúde, palestras e tertúlias, campanhas de angariação -, de 10 a 17 de outubro, um pouco por todo o concelho. Uma iniciativa que procurou dar a conhecer à comunidade local que este flagelo também atinge famílias deste município e que é preciso que todos façamos algo para as incluir e integrar na sociedade. A Câmara Municipal da Mealhada pretendeu, deste forma, não só colocar o assunto na ordem do dia e promover a discussão sobre a temática, mas sobretudo sensibilizar e mobilizar a comunidade local para a luta contra este fenómeno.

Sessões gratuitas de cinema, idas às Piscinas Municipais, passeios pela Mata Nacional do Buçaco, atividades no recém-inaugurado Centro de Interpretação Ambiental, ações de voluntariado, oficinas, tertúlias e sessões informativas sobre as temáticas, rastreios de saúde, apresentações de projetos de saúde, campanhas de angariação e assinaturas de protocolos no âmbito da ação social. Foi assim, muito preenchida e diversificada, a Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social no concelho da Mealhada. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, dirigida sobretudo aos utentes do Serviço de Ação Social da autarquia, que procurou, essencialmente, alertar a sociedade para esta problemática, sensibilizando a população da Mealhada para esta causa e mobilizando-a a lutar contra este fenómeno.

"Quero agradecer aos parceiros, aos funcionários da autarquia, especialmente aos do Serviço de Ação Social, que foram inexcedíveis. Mas, especialmente, quero agradecer às famílias que vivem este flagelo e se disponibilizaram a trabalhar connosco esta temática, que deram a cara por esta luta que, sendo também deles, é de toda a sociedade. Para eles, um agradecimento especial, pela coragem, pela entrega. E, por eles, reforço o compromisso de que tudo continuaremos a fazer, nas mais diversas áreas, para minimizar o seu sofrimento, o sofrimento de todas as famílias que vivem na pobreza pelas mais diferentes razões e circunstâncias", afirmou a vereador da Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada, Arminda Martins.

A iniciativa da Câmara Municipal proporcionou também a todos os utentes do Serviço de Ação Social da autarquia desfrutarem de algumas experiências pela primeira vez. Houve quem nunca tivesse ido ao cinema, quem nunca tivesse ido à piscina, quem nunca se tivesse maquilhado. Houve quem se sentisse muito útil a fazer voluntariado, quem descobrisse como gosta de aprender coisas sobre o ambiente e a natureza, ou a confecionar pratos deliciosos e económicos, quem agradecesse pelos rastreios de saúde. "É de realçar a coragem das pessoas que participaram nas nossas atividades. Pessoas com muita dificuldade de se exporem, mas com muita força de vontade e que mostraram uma gratidão enorme por quem, com eles, luta contra este fenómeno", sublinhou a vereadora Arminda Martins.

O programa da Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social contou ainda com uma campanha de angariação que se encontra a decorrer até ao próximo dia 30 de novembro mas que, segundo a vereadora da Ação Social, já está a dar os seus frutos, o que "mostra a preocupação da comunidade". Trata-se de uma campanha de recolha de têxteis, que irá reverter a favor dos agregados beneficiários da Loja Social da Mealhada. Quem quiser participar, pode fazê-lo entregando os bens na Loja Social da Mealhada, todos os dias úteis da semana, exceto às terças e quintas de manhã.

A Mealhada associou-se, assim, à Semana Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, um evento que tem vindo a ser dinamizado pela EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti Pobreza, desde a celebração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, em 2010. Uma iniciativa de âmbito nacional, que pretende sensibilizar a sociedade portuguesa para esta problemática. A autarquia da Mealhada, ao associar-se a esta campanha, pretendeu dar o seu contributo, sensibilizando a população da Mealhada para esta causa e mobilizando-a a lutar contra este fenómeno. Foram parceiros desta iniciativa a Fundação Mata do Buçaco, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, o Intermarché, a Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos e o Hospital da Misericórdia da Mealhada.

 

Câmara assina protocolos de âmbito social

Durante a Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a Câmara Municipal da Mealhada assinou dois protocolos de cooperação, na tarde de dia 14 de outubro, com a H Sarah Trading Lda, uma empresa preparada e vocacionada para a recolha e tratamento de roupas, calçado e brinquedos usados, e com a ACOP - Associação de Consumidores de Portugal, associação que tem como missão assegurar a informação ao consumidor sobre os seus direitos e a cobertura constitucional desses direitos do consumidor.

O protocolo de cooperação assinado com a H Sarah Trading Lda prevê que essa empresa coloque equipamentos destinados à recolha de roupa, calçado e brinquedos em vários locais do município e se responsabilize pela sua manutenção, bem como assegure a recolha dos bens doados e garanta que, após um processo de triagem e avaliação dos bens, assegure que todos os que não se encontrem em condições sejam reciclados em estrito respeito pela legislação ambiental aplicável. A empresa garante ainda o fornecimento continuado de roupa, calçado e brinquedos aos serviços de Ação Social da Câmara Municipal, bem como se compromete a efetuar um donativo trimestralmente à Loja Social da Mealhada, na proporção de 100€por tonelada recolhida, valor que será convertido em produtos de primeira necessidade, indicados pela Câmara Municipal.

Já o protocolo de cooperação assinado com a ACOP prevê que a criação de um Gabinete de Atendimento ao Consumidor, a funcionar no edifício dos serviços de Ação Social da autarquia, para receção das questões solicitadas pelos munícipes, sejam por via presencial ou outro meio, questões essas que serão remetidas posteriormente a ACOP. Já a associação fica obrigada a estar disponível, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h dos dias úteis, por meio de linha direta (telefone) ou via correio eletrónico, para os contactos indispensáveis com o município, de forma a assegurar o serviço de informação ao consumidor, prestando a informação solicitada a cada passo. A ACOP fica ainda com a obrigação de atendimento direto ao consumidor, quer nas instalações da ACOP em Coimbra ou através de videoconferência, dentro do horário acima referido.

(2015-10-19) - Press Release







Notícias Relacionadas