Autarquia promove ação de formação sobre como lidar com o luto

27 outubro, 2016

Autarquia promove ação de formação sobre como lidar com o luto

"Psicologia do luto - lidar com situações delicadas" foi o tema da formação promovida pelo Setor Social da Autarquia, no âmbito do plano de formação da Rede Social, destinada a técnicos e colaboradores das IPSS do concelho.

A formação procurou fornecer ferramentas a quem lida diariamente com este tipo de situações. "Como comunicar a morte de um ente querido, quais as regras básicas para a comunicação das más notícias, como lidar com situações delicadas", foram as linhas mestras de uma sessão que juntou, nas instalações do Setor Social da Autarquia, técnicos do Município e técnicos e colaboradores das diversas IPSS.

A formação começou por levar os participantes a refletiram um pouco sobre si mesmos, sobre a sua capacidade de empatia para com o sofrimento do outro ou a sua capacidade de comunicar más notícias. Passou, posteriormente, para um plano mais prático, fornecendo orientações concretas relativas à relação com a família enlutada, como a proibição de mentir, de criticar, julgar ou moralizar perante as diferentes reações à notícia da morte de um ente querido.

Esta ação de formação, acreditada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, foi promovida pelo Setor de Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada, em parceria com a Servilusa.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 outubro 2018