Câmara leva marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” a feira ibérica sobre gastronomia

02 junho, 2009

A Câmara Municipal da Mealhada vai estar presente, de dia 2 a 5 de Junho, em Zamora, Espanha, na feira gastronÓmica hispano-lusa “Foro Coopera 2009”, que tem como tema central desta edição “O Turismo como eixo de desenvolvimento entre fronteiras”. A autarquia pretende promover a sua marca gastronÓmica de excelência “água, Pão, Vinho e Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” além-fronteiras, bem como reforçar as suas ligações com os parceiros espanhÓis.

A água do Luso, o pão, o vinho e o leitão da Mealhada vão viajar até ao país vizinho para se apresentarem à Europa na feira de gastronomia “Foro Coopera 2009”. A Câmara Municipal da Mealhada leva, assim, a sua marca gastronÓmica de excelência além-fronteiras, promovendo os quatro produtos gastronÓmicos de excelência do concelho da Mealhada, que são também dos mais procurados em territÓrio nacional.

A feira ibérica “Foro Coopera 2009”, que este ano, na sua segunda edição, está subordinada ao tema “O Turismo como eixo de desenvolvimento entre fronteiras”, desenvolve-se em três grandes eixos. São eles o institucional, que procura aprofundar e tornar mais duradouras as relações luso-espanholas, o de debate, que pretende estimular a participação da sociedade no desenvolvimento do territÓrio entre fronteiras através de um tema chave, organizando para isso espaços de reflexão, e o cultural, que é no fundo a vertente cultural e lúdica do certame, com a animação prÓpria de um espaço onde se podem encontrar os melhores produtos gastronÓmicos luso-espanhÓis. Uma feira que tem como objectivo primordial o envolvimento de todos os agentes, desde administrações, a empresas, profissionais do sector e cidadãos de Leão e Castela e do norte e centro de Portugal na aventura da cooperação entre fronteiras.

A marca “água, Pão, Vinho e Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” vai, assim, estar presente num stand da feira ibérica, para que todos possam apreciar a qualidade destes produtos tradicionais do concelho da Mealhada. A Câmara Municipal vai ainda participar na Mesa 4 do Coopera Debate, que está subordinada ao tema “Los productos de calidad de Castilla y LeÓn y Portugal como recurso turístico” (“Os produtos de qualidade de Castela e Leão e Portugal como recurso turístico”).

O certame conta ainda com outras participações portuguesas. Vão estar presentes também no “Foro Coopera 2009” a Rota do Vinho do Porto, o Pomar D’ Ouro e a Sorna, com a maçã, a Rota do Azeite, a Flormêndoa, com as amêndoas doces, o PÓlo de Turismo da Serra da Estrela, com o queijo da serra e os produtos kosher, a APOMA – Associação de Produtores de Ovos Moles e a Cooperativa de Mel da Lousã.