Câmara recebeu “maire” de Contrexéville e prepara geminação com Millau (França)

28 julho, 2009

Câmara recebeu “maire” de  Contrexéville e prepara geminação com Millau (França)
Mealhada, 28 de Julho de 2009 – A Câmara Municipal da Mealhada recebeu, hoje, o “maire” (presidente da Câmara) da cidade francesa de Contrexéville, com a qual a vila do Luso está ligada, através de um protocolo de geminação, há mais de duas décadas.

O presidente da Câmara de Contrexéville, Arnauld Salvini, encontra-se em Portugal numa visita particular, tendo aproveitado para conhecer o Luso e a Mealhada, que nunca tinha visitado.

O autarca francês, que estava acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia do Luso, foi recebido na Câmara Municipal da Mealhada pela vice-presidente, Filomena Pinheiro (na ausência do presidente, Carlos Cabral) e pelos vereadores AntÓnio Jorge Franco e José Carlos Calhoa.

A cidade francesa de Contrexéville é, à semelhança da vila do Luso, uma estância termal de grandes tradições.

Além de contribuir para reavivar os laços de amizade existentes e incrementar o conhecimento mútuo, a recepção na Câmara da Mealhada serviu para os responsáveis das duas autarquias trocarem impressões sobre assuntos de interesse comum e perspectivarem possibilidades de cooperação no futuro. Desde logo na área do termalismo, mas, também, do lazer e do turismo.

Curiosamente, a visita do “maire” de Contrexéville à Câmara Municipal da Mealhada coincidiu com a vinda de um emissário luso-descendente de outra cidade francesa (Millau), com a qual têm vindo a realizar-se contactos exploratÓrios com vista a um futuro acordo de geminação.

A cidade de Millau, no sudoeste de França, é conhecida por ter, nos arredores, uma grande ponte suspensa por cabos (viaduc, em francês), que faz a travessia do vale do rio Tarn.

O Viaduc de Millau, projectado pelo arquitecto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Micchel Vitlogeux, especializado em pontes, é a ponte rodoviária mais alta do mundo. Tem 343 metros de altura.