Ir para o conteúdo principal

Município da Mealhada distinguido pelo IPDJ no prémio "Boas Práticas do Voluntariado Jovem"

25 novembro, 2022

Município da Mealhada distinguido pelo IPDJ no prémio "Boas Práticas do Voluntariado Jovem"

O Município da Mealhada foi, hoje, distinguido com a menção honrosa de "Melhor Entidade Pública Promotora de Voluntariado Jovem", no Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O programa do Município distinguido pelo IPDJ, "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas na Mealhada", foi ancorado no Centro de Interpretação Ambiental, mas agregou diversos setores da autarquia, nomeadamente os setores da Juventude, da Educação e do Ambiente. Durante 15 dias, 12 jovens envolveram-se em múltiplas iniciativas, desde a limpeza de lagos e sargetas à criação de caixas-abrigo ou compostores, recolha e separação de resíduos, recolha de beatas, bem como participação em ações de controlo de acácia e erva-das-pampas e em ações de sensibilização e educação ambiental junto de crianças.  

A intervenção dos jovens foi bastante notada no Parque da Cidade, com a construção de um hotel para insetos, caixas-abrigo para passeriformes, criação e colocação de armadilhas para captura de vespa-asiática, tendo também efetuado trabalhos de manutenção, incluindo a limpeza do lago ali existente.

"Conseguimos envolver os jovens em questões tão diversas como o Ambiente, a Educação, a Juventude e desenvolvemos um programa apelativo, para os jovens, assente nas linhas orientadoras do desenvolvimento sustentável e tendo sempre presentes os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O programa criou impacto na comunidade e, temos a certeza, que nos próprios jovens", sublinha Hugo Silva, vereador da Juventude.

Objetivos do prémio IPDJ

O objetivo do prémio é potenciar a divulgação de modelos de organização de futuras atividades de voluntariado jovem. Procura-se ainda reconhecer a organização e atividades de voluntariado ao abrigo dos Programas Agora Nós (Geração Z, Namorar com Fair Play e 70JÁ-Diretos da Juventude) e Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas como práticas com impacto junto da comunidade e determinantes para a aquisição pelos jovens voluntários, através da aplicação de metodologias de educação não formal e/ou informal, de competências pessoais e sociais e de hábitos de participação cívica.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 25 novembro 2022






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...