Mealhada celebra 49.ª aniversário do 25 de Abril e dá início às comemorações dos 50 anos

19 abril, 2023

O Município da Mealhada celebra, dia 25 de abril, o 49. º aniversário da Revolução do Cravos com a sessão solene da Assembleia Municipal, no edifício dos Paços do Concelho. A data marca o início das iniciativas alusivas aos 50 anos do 25 de abril de 1975, que se assinalam no próximo ano, com a inauguração da exposição "Bandeiras para a Liberdade".

O ponto alto das comemorações do aniversário do 25 de Abril de 1974 é a sessão solene da Assembleia Municipal da Mealhada, no edifício dos Paços do Concelho, cujo programa tem início com a largada de pombos, às 10h00. Após esta, ao longo de todo dia, acontecem manifestações culturais e populares que assinalam a efeméride por todo o concelho (Ver programa).

Ainda antes da data, a 20 de abril, o Município da Mealhada inaugura, pelas 18h, na Biblioteca Municipal, a exposição "Bandeiras para a Liberdade", uma mostra que marca o início das comemorações dos 50 anos de Liberdade (1974-2024), e que, estando ancorada na Biblioteca, sai à rua, ao centro da cidade e até ao Edifício dos Paços do Concelho.

Esta exposição, composta por bandeiras da Revolução dos Cravos, inaugura na Biblioteca, assumindo, posteriormente, o formato de itinerante, percorrendo vários locais de exposição do concelho e não só. "Nesta edição, retratamos histórias reais de residentes do município da Mealhada, ex-combatentes que nos emocionaram com as suas experiências num período doloroso da ditadura. Estes convidados, que representam muitos outros heróis, ensinaram-nos o valor da sonhada liberdade e relatam que a vitória na revolução marcou o dia mais feliz de suas vidas", sublinha Sheila Rocha, criadora e produtora da mesma.

MEALHADA

20 de abril l 18h00 l Biblioteca Municipal da Mealhada
Inauguração da Exposição "Bandeiras para a Liberdade"

24 abril
23h59 | Salva de Morteiros

25 de abril l Jardim Municipal l Edifício dos Paços do Concelho
10h | Hastear da Bandeira Nacional
Guarda de Honra Bombeiros da Mealhada e da Pampilhosa
Hino Nacional Filarmónica Pampilhosense
Largada de Pombos - Grupo Columbófilo da Mealhada e de Barcouço
Deposição de coroa de cravos
Monumento aos mortos em combate

Declamação de poema por José Machado Lopes
Atuação do "Coro da Oficina de Música" - Edifício dos Paços do Concelho

Sessão Solene da Assembleia Municipal
Atuação do Grupo "L’Echo des Avens" (Millau)

CASAL COMBA
1 a 30 de abril l Rancho Folclórico S. João Casal Comba - sede

Exposição de arte aplicada das artesãs Mª Ângela/Margarida Pires
Horário: Sáb. e dom. das 13h às 18h

23 de abril a 1 maio l 13h>18h - sáb. e dom. l Rancho Folclórico S. João Casal Comba - sede
Exposição temática alusiva à Revolução de Abril

29 de abril | 17h l Rancho Folclórico S. João Casal Comba - sede
Saberes e Sabores das Sopas dos Nossos Bisavós

BARCOUÇO

24 abril | 21h30 l sede da Associação Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de Agosto
"Cantar Abril"
Atuações do Grupo Coral Magister e da "Associação Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de agosto"

PAMPILHOSA

25 abril
9h00 | Hastear da bandeira na Junta Freguesia
9h30 | Cerimónia no monumento Heróis Ultramar: colocação coroa de flores
10h00 | Caminhada dos Cravos - junto ao monumento Heróis do Ultramar
12h00 | Almoço convívio (Largo do Garoto)
Inscrições: adcp.pampilhosa@hotmail.com / SMS: 936528379

29 abril
O Grémio de Instrução e Recreio - Secção da Pampilhosa do Cineclube da Bairrada – participa no ciclo de cinema comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril do CineClube da Bairrada, com a exibição do filme Salgueiro Maia, O Implicado de Sérgio Graciano, dia 29 de abril, às 21h30, nas Instalações da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Pampilhosa.

MEALHADA

7 maio | 16h l Cineteatro Messias - Mealhada