Rally Legends regressa ao Bussaco nos dias 3, 4 e 5 de novembro

21 julho, 2023

Rally Legends regressa ao Bussaco nos dias 3, 4 e 5 de novembro

Decorreu ontem, no Palace Hotel do Bussaco, a apresentação da edição deste ano do Rally Legends, mais uma vez organizado pelo Clube LusoClássicos e a parceria dos Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, e Turismo Centro de Portugal, bem como da Fundação Mata do Bussaco, Junta de Freguesia do Luso, entre outros patrocinadores. A sétima edição do evento está marcada para os dias 3, 4 e 5 de novembro, com uma partida simbólica em cada um dos municipios.

O Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Franco, referiu que o Rally Legends contribui para a afirmação e promoção da marca Bussaco, dando a conhecer todo o património natural e cultural desta região, sendo ainda uma mais-valia para a economia deste território. "Consideramos que é uma mais-valia esta ligação que nós temos há cerca de um ano e meio quando decidimos juntar os três municipios envolventes à Mata do Bussaco para promover o Rally Legends. "Este projeto é uma mais-valia para o Bussaco, para estes três municípios, para a região, e até para o país", afirmou.

A Vice-Presidente Câmara Municipal de Penacova, Magda Rodrigues, assinalou o gosto de Penacova se associar a um "projeto diferenciador e de sucesso" que tem como epicentro a marca Bussaco. "Penso que já todos nós percebemos que trabalhando em rede ganhamos muito mais, e portanto esta parceria, que traduz também uma relação de amizade que une os nossos territórios à volta da Mata do Bussaco, é algo que devemos valorizar com esta e outras iniciativas, que também estamos a trabalhar".

Em representação do Município de Mortágua, Ricardo Pardal, destacou a importância deste evento que liga três concelhos com uma contiguidade territorial e vários pontos em comum. "O Rally Legends é a âncora de uma estratégia para os nossos três territórios, que assenta na nossa identidade, no nosso património, ou seja, o Bussaco e a serra do Bussaco, o Mondego e a Aguieira. Estamos a desenvolver um trabalho de raíz para termos uma marca Mondego-Bussaco que identificará uma estratégia de desenvolvimento do turismo nos nossos três municípios, e este Rally Legends é efetivamente uma dessas âncoras". Deixou ainda um agradecimento ao Clube LusoClássicos pelo empenho e dedicação que tem permitido o crescimento do evento, e o apoio do Turismo Centro de Portugal, parceiro neste projeto.

O Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, referiu que esta edição tem um número mágico, sétima, e todas as condições para ser uma edição especial e de sucesso. Pedro Machado justificou as razões da adesão do Turismo Centro de Portugal a este evento, com a confiança dos seus parceiros e dos promotores, mas também com outros fatores. "São três dias de rali, são três Municipios, são três dias de paragens obrigatórias, o que significa que este respira na plenitude aquele que é o nosso "statement", esta ideia de podermos ter eventos que façam com que as pessoas fiquem pelo menos duas, mais uma noite. Tem esta vantagem competitiva de ser um evento que não se esgota num dia, tem a possibilidade de ter três, quatro dias, e mais ainda quem vem antes e fica depois". Outra razão de peso prende-se com o calendário da prova, mês de novembro, que normalmente é uma época baixa de eventos." Além da duração alargada do evento, há também o facto de decorrer fora do período normal da procura turistica, e isso ajuda-nos muito a esbater, primeiro a estadia, e agora as questões da sazonalidade".

Em nome da entidade organizadora, Diogo Ribeiro, Presidente da Direção do Clube LusoClássicos, deu a conhecer o programa detalhado da prova e os vários troços a percorrer. Sobre as caraterísticas especiais desta prova, recordou a passagem destes carros clássicos nos anos 80, quando o Rali de Portugal andava por aqui. "É interessante recordar que nos anos 80 a Lancia e outras equipas faziam as assistências nas garagens do Palace e à volta do edifício, e passados todos estes anos podermos ver novamente presentes algumas dessas máquinas, e também com aquele apontamento histórico que toda a Mata do Bussaco assim merece".

"Temos muitos portugueses e um grande número de espanhóis já inscritos, bem como muitos ingleses", adiantou. "Tudo isto surge porque o trabalho foi bem desenvolvido no ano passado e ao longo do ano foi também muito bem promovido para criar a marca Legends que nós tanto queremos. O cenário está criado para que o Rally Legends continue a ser uma referência", afirmou.

Este responsável informou que as inscrições estão limitadas a 60 viaturas. De qualquer maneira, a Organização vai aceitar mais pré-inscrições além daquele número, procedendo depois a uma triagem que irá ordenar a lista final de participantes.

Na edição do ano passado estiveram presentes equipas de Espanha, Itália, Irlanda, Inglaterra, Finlândia, além de pilotos nacionais. "Temos normalmente cerca de 50% de equipas estrangeiras", referiu.

Durante os três dias de prova, o público vai poder ver em ação (e recordar) carros míticos e clássicos que fizeram história nos ralis, e belas máquinas, e com muitos momentos de proximidade nas várias concentrações e na festa final do pódio.

Municipios, Turismo Centro de Portugal, Clube LusoClássicos, acreditam que estão reunidas as condições para a região do Bussaco ser palco de um grande evento e espetáculo, não só desportivo, mas também de promoção turística da região, tendo como elemento central a serra do Bussaco, com toda a sua beleza natural e paisagística, o seu rico património historico-militar, cultural, religioso, sem esquecer a gastronomia.