Ir para o conteúdo principal

Sem carros, centro da Mealhada ficou reservado para atividades com as crianças

22 setembro, 2023

Sem carros, centro da Mealhada ficou reservado para atividades com as crianças

Dezenas de crianças ocuparam, hoje, o centro da cidade da Mealhada, com diversas atividades, como dança e atividade física, gincana de bicicletas e demonstração de meios da GNR, assinalando-se, assim, o Dia Europeu Sem carros. Proibido, só mesmo o trânsito motorizado.  

O Dia Europeu Sem Carros foi assinalado com diversas atividades que substituíram o habitual trânsito. Logo pela manhã, técnicos da Autarquia da Mealhada receberam as crianças e foram, a pé, entregá-las nas escolas da Mealhada e da Pampilhosa, dando corpo à iniciativa boleia humana.  Ao longo do dia, nas ruas, em vez de carros, estiveram bicicletas e muitas crianças que dançaram, correram e deram nova vida ao centro da cidade.  Para a população, estiveram ainda disponíveis rastreios de saúde, nomeadamente de tensão arterial, glicémia e colesterol, avaliação nutricional, bem como uma exposição de soluções energéticas.

O Dia Europeu Sem Carros decorreu no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade que, este ano, teve como tema a "eficiência energética". Durante toda a semana, realizaram-se diversas iniciativas, como provas de orientação, no Parque da Cidade, caminhadas nas diversas freguesias e o workshop "Mealhada acessível", com a colaboração da associação Accessible Portugal.

A Semana Europeia da Mobilidade assinala-se, anualmente, de 16 a 22 de setembro, com atividades dedicadas à mobilidade sustentável que visam suscitar o debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, nomeadamente no que se refere à utilização do automóvel particular.

"O Município da Mealhada é um dos subscritores do Pacto de Autarcas para a Energia e Clima 2030, pelo que faz todo o sentido associarmo-nos à SEM. O nosso objetivo é centrar o debate em torno destas questões da mobilidade e da mobilidade inclusiva, até porque esta é uma das temáticas que norteia na nossa política de intervenção em espaços públicos do concelho", sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...