Escritora Carmen Garcia é a convidada do "Palavra de Autor" da Biblioteca da Mealhada

10 outubro, 2023

A escritora Carmen Garcia, enfermeira, autora da página "a mãe imperfeita" e colunista do jornal "Público", é a convidada da iniciativa "Palavra de Autor: Ciclo de Conversas com Escritores", que se realiza dia 13 de outubro, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal da Mealhada. A iniciativa integra também as atividades do "III Encontro Motivacional do Cuidador".

Carmen Garcia apresentará o seu livro "A última Solidão", um retrato cru sobre a vida nos lares, que proporciona um olhar diferente sobre a velhice e a verdadeira realidade dos lares em Portugal, e que também pretende ser um alerta social.

A especificidade profissional da autora, enfermeira de profissão, desde 2021 dedicada à geriatria, possibilita a que a sessão com a escritora ultrapasse os limites da literatura e entre na esfera da Ação Social, corporizando a primeira atividade do "III Encontro Motivacional do Cuidador", que tem um programa que se estende até dia 3 de novembro. (Ver programa "III Encontro Motivacional do Cuidador").

Neste seu livro, intitulado "A última Solidão", Carmen Garcia "Através de personagens ficcionadas, como a Margarida, o Custódio, a Maria do Rosário ou o Zezinho, escreve sobre velhos, que são os nossos, ou que um dia, se tivermos sorte, seremos nós, com um amor, uma ternura e uma crueza que por vezes nos choca, nos enternece e que nos obriga a pensar no fim da vida e na forma como tratamos e pensamos os nossos velhos."

A escritora é também autora de três livros infantis: "Uma Lição de Amor", "Uma Lição Vinda do Mar" e "Uma Lição de Paz".

"III Encontro Motivacional do Cuidador" - "Dignificar o Dia do Outro"

Dia 13 de outubro | 18h30 | Biblioteca Municipal da Mealhada
Encontro com a escritora Carmen Garcia

Dia 27 de outubro | 14h30 | Espaço Inovação da Mealhada:
Workshop Gestão de Stress e Burnout, com Catarina Lavaredas, psicóloga; diretora técnica de IPSS de 2016 a 2019; exerce atualmente psicologia e psicoterapia em clínica privada.

Dia 3 de novembro | 15h00 | Espaço Inovação da Mealhada
Workshop "Cuidar…de mim, de ti, de nós! Promoção de estratégias de autoconhecimento e autocuidado, com Teresa Almeida, psicóloga, formadora e instrutora online, conta 15 anos de experiência profissional na área da dificuldade intelectual, desenvolvimental e multideficiência. Facilitadora de educação emocional e meditação infantil; professora de Babyoga e Playoga com bebés, crianças e famílias, terapeuta de Cura Reconectiva e PNL Practitioner.

Inscrição gratuita, mas obrigatória - bit.ly/enccuidador23

Press - Ficheiro PDF Press Release - 10 outubro 2023