Ir para o conteúdo principal

São 13 as escolas do concelho da Mealhada que ganharam a bandeira verde Eco-Escolas

16 outubro, 2023

São 13 as escolas do concelho da Mealhada que ganharam a bandeira verde Eco-Escolas

São 13 as escolas do concelho da Mealhada contempladas, este ano, com a bandeira verde Eco-Escolas: os jardins de infância de Antes, do Carqueijo, do Canedo, da Pampilhosa, da Quinta do Valongo; o Jardim de Infância de Sant’Ana e o Centro Assistência Paroquial da Pampilhosa; as escolas básicas de Antes e de Barcouço, os centros Escolares do Luso e da Pampilhosa, a Escola Básica 2 da Mealhada e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL).

As bandeiras verdes foram entregues, na sexta-feira, em Braga numa festa Eco-Escolas que reuniu cerca de quatro mil crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país. Além da atribuição das bandeiras, o Centro Escolar do Luso recebeu um prémio pela atividade "Sim, no dia da mãe, o coração é amarelo" e a EPVL uma distinção por ter sido a escola madrinha do Jardim de Infância de Sant’Ana, que se estreia no processo Eco-Escolas.

A Câmara Municipal da Mealhada acompanhou as escolas galardoadas, na presença do vereador Ricardo Santos, e com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada.

"Trata-se de um momento importante, de reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a comunidade educativa, que reflete o seu envolvimento e compromisso com as questões ambientais. Devemos, por isso, continuar a incentivar e apoiar o trabalho das escolas neste âmbito", sublinha Ricardo Santos, vereador da Câmara Municipal da Mealhada.

A Bandeira Verde Eco-Escolas é atribuída pela ABAE (Associação Bandeira Azul Europa) no âmbito do programa internacional da "Foundation for Environmental Education". O programa, que fornece metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola, pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 16 outubro 2023






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...