Mealhada recebe "Encontros de cinema" e festival "Caminhos do Cinema Português"

24 outubro, 2023

Mealhada recebe "Encontros de cinema" e festival "Caminhos do Cinema Português"

Novembro será o mês do Cinema na Mealhada. O Cineteatro Messias recebe, no dia 3, a primeira edição do "Encontros de Cinema na Mealhada", um espaço de reflexão, de aprendizagem e de partilha de ideias da ‘sétima arte’. De 15 a 17 de novembro, acolhe a extensão do conceituado festival "Caminhos do Cinema Português, que vai já na 29.ª Edição.

O "Encontros de Cinema", que se realiza a 3 de novembro, acolhe, na Mealhada, profissionais e amadores, realizadores, produtores, cineclubistas, atores, estudantes e escolas de cinema da região para um dia intenso de debate e partilha de ideias sobre temas como a descentralização da produção cinematográfica, a relação YouTube e Cinema, a preservação da identidade, tradições e memória e conta ainda com uma sessão de curtas (Ver programa)

"Procuramos inaugurar um espaço de encontro, aprendizagem e partilha de ideias, experiências e visões sobre a sétima arte, com vista a posicionar o concelho da Mealhada e a região como um espaço "amigo" do cinema, incentivador da criatividade e do talento local e propício ao desenvolvimento de novas produções cinematográficas", sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara da Mealhada.

Caminhos do Cinema Português
Na mesma linha estratégica de valorizar o cinema, o Cineteatro Messias recebe uma extensão da 29.ª edição do Caminhos do Cinema Português, entre 15 e 17 de novembro, com a exibição de filmes muito diversificados e dirigidos a vários segmentos da população, desde as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo aos alunos do ensino secundário e profissional. O programa inclui também uma masterclass, no dia 15, com o realizador e produtor conimbricense António Ferreira. As inscrições, nas sessões de cinema e na masterclass, dos alunos do 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário e profissional serão suportadas pela autarquia.

As sessões de apresentação dos filmes em competição nas várias secções do festival estão reservadas paras as 21h30 dos dias 16 e 17 de novembro. (Ver programa)

"O Município da Mealhada dispõe do Cineteatro Municipal Messias, uma icónica casa de cinema e de espetáculos, que data de 1950, ao serviço da cultura e da comunidade, conforme era o propósito do fundador, o comendador Messias Baptista. Assim, esperamos que esta associação da Mealhada ao Caminhos do Cinema Português seja proveitosa e frutífera, no sentido de potenciar novos públicos e também de podermos diversificar e enriquecer a oferta cultural do Município", sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura da Autarquia.

Focado predominantemente na cinematografia contemporânea portuguesa, o festival "Caminhos do Cinema Português" compromete-se com a sua exibição, discussão e promoção através das secções competitivas e paralelas, retrospetivas cinematográficas e ações formativas, que confluem numa programação rica e diversificada, enquadrada nos mais variados escalões etários e registos estilísticos. O festival é organizado pela Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, com coorganização do Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, ao qual o Município a Mealhada se associa pela primeira vez.

Encontros de Cinema na Mealhada l Programa
3 de novembro l Cineteatro Messias l Mealhada
10h00 l Abertura l Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Mealhada
10h15 l Sessão de projeção
10h30 l 1.º Painel l A descentralização da produção cinematográfica
Adriana Rodrigues,
representante da Centro Portugal Film Comission e do Turismo do Centro de Portugal
Costa Valente, representante Cineclube de Avanca e do Festival de Cinema de Avanca
Bernardo Conde, Exodus Aveiro Fest
Tiago Santos, Caminhos do Cinema Português
Moderador: Bernardo Freire, crítico de cinema e apresentador do programa "A Lei do Cinema" (Camões TV)
11h30 Coffee break

11h45 l Do YouTube para o Cinema
Tomás Estarreja, Manuel Lopes e Lourenço Ligeiro
l exibição do trailer de "A Ratoeira Portuguesa"
Moderadora:  Ana Mannarino, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre

Almoço l 13h00

15h l Tradições - Sessão de Projeção -Festas: Queima do Judas e Romaria da Ascensão

15h30 l 2.º Painel l Associativismo cultural na preservação da identidade, tradições e memória
Artur Castro
, Bairrada Herança Docs
Leonor Lloret, Aderno – Associação Cultural.
Vasco Espinhal Otero, 4.as Clássicas.
Ana Pires, GIR Pampilhosa e do Cineclub Bairrada.
Moderador: Paulo Fajardo, Repórter de imagem

17h00 l Memória e identidade l Sessão de projecção
Mata do Bussaco
(atribuído a Hans Berger /c.1910)
Excursão dos empregados superiores do diário de notícias a Viseu e Aveiro (1930)
Apresentação: Tiago Bartolomeu Costa (Coordenador do projecto FILMar / Cinemateca Portuguesa)
"Mata do Bussaco", c.1919, atribuído a Hans Berger, apresentado em colaboração com a Biblioteca Nacional da Noruega, e "Excursão dos empregados superiores do Diário de Notícias a Viseu e Aveiro", 1930, ambos apresentados no âmbito do projeto Filmar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024.

Sessão de projeção em colaboração com a Aderno - Associação Cultural, com o apoio da Fundação Mata do Bussaco, da Câmara Municipal da Mealhada e da Junta de Freguesia de Luso.

18h15l Encerramento

Caminhos do Cinema Português l Mealhada l Programa

15 a 17 de novembro l Cineteatro Messias
10h30 l Dias 15, 16 e 17