Dia Municipal da Igualdade assinalado com sensibilização através de diversas formas de arte

25 outubro, 2023

A Câmara da Mealhada assinalou, ontem, o Dia Municipal da Igualdade, dando início a uma série de iniciativas que procuram sensibilizar para a temática através da arte, envolvendo a comunidade, nomeadamente os jovens e as instituições particulares de solidariedade social.

A tarde de ontem foi de apresentação dos trabalhos das dez instituições particulares de solidariedade social e associações que responderam ao desafio, lançado pelo município, de retratar a igualdade num dos seus quatro eixos. As participantes escolheram a pintura, a fotografia, o vídeo, a poesia ou o teatro para mostrarem o que é para os seus utentes a Igualdade Participaram a ADELO, Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel, Casa do Povo da Vacariça, Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, Associação Jovens Cristãos do Luso, CADES, Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes, Centro Social de Casal Comba, Centro Social Comendador Melo Pimenta e Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro.

A estas juntou-se a turma do 11.º ano do curso de Multimédia da Escola Profissional Vasconcellos Lebre com a apresentação das diversas propostas para pintura do mural no Parque da Cidade. A imagem escolhida pela Equipa para a Igualdade na Vida Local – criada no âmbito do Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação (PMIND) – retrata os quatro eixos do Plano: igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combate à violência contra mulheres e à violência doméstica, combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidades e expressão de género e características sexuais e prevenção e combate ao tráfico de seres humanos.

Ontem, foi também lançado aos jovens do 3.º ciclo e ensino secundário do concelho, o desafio "Igualdade pela Lente do Telemóvel", em que se propõe que apresentem quatro fotografias representativas de cada um dos eixos do PMIND, espontâneas ou dramatizadas, editadas ou não, deixando a criatividade ao serviço da expressão fotográfica.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 25 outubro 2023