III Encontro Motivacional do Cuidador da Mealhada refletiu sobre burnout e estratégias de autocuidado

06 novembro, 2023

O III Encontro Motivacional do Cuidador, cujo dia se assinalou a 5 de novembro, incluiu uma série de iniciativas dirigidas aos que cuidam dos outros, sejam cuidadores formais ou informais, com o objetivo de fornecer-lhes ferramentas de autoconhecimento e autocuidado essenciais para cuidarem de si e dos outros.

Este Encontro Motivacional, organizado pela Câmara Municipal da Mealhada em parceria com a Rede Social, contou com três momentos distintos que trabalharam temáticas como a importância e valorização do cuidador, a gestão de stress e burnout e o autocuidado.

O primeiro momento, a 13 de outubro, foi o encontro com a escritora Carmen Garcia, enfermeira, colunista do jornal "Público", autora da página de Facebook "A Mãe Imperfeita" e do livro de ficção "A Última Solidão", um retrato cru sobre a vida nos lares, a importância e a valorização do papel do cuidador.

Já no dia 27 de outubro, os cuidadores foram convidados a participar no workshop "Gestão de Stress e Burnout", com a psicóloga Catarina Lavaredas. O Encontro terminou, a 3 de novembro, com o workshop "Cuidar…de mim, de ti, de nós! Promoção de estratégias de autoconhecimento e autocuidado", a cargo da psicóloga Teresa Almeida.

As iniciativas forma complementadas com um documentário alusivo aos cuidados de instituições particulares de solidariedade social do concelho da Mealhada que visa desmistificar algumas ideias acerca destes profissionais (https://www.youtube.com/c/cmmealhada ).

"É imprescindível que os cuidadores, profissionais ou não, tenham estratégias e mecanismos que lhes permitam fazer o seu trabalho. É importante que se sintam valorizados, porque cuidar dos outros é realmente uma ocupação difícil e nem sempre devidamente reconhecida. Por isso, procuramos, com esta iniciativa, proporcionar experiências e ferramentas úteis para o seu dia-dia", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 06 novembro 2023