Ir para o conteúdo principal

Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede

29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que estrutura a cooperação entre a Biblioteca e todas as bibliotecas do concelho, nomeadamente as bibliotecas escolares.

A Rede de Bibliotecas da Mealhada existe desde 2008, data em que foi assinado um protocolo de cooperação, mas a Carta de Compromisso, juntamente com a atualização das normas de RBM, vem reforçar a cooperação através de objetivos comuns à Biblioteca da Mealhada e polos de leitura, bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Arquivo Municipal e biblioteca da Escola Profissional Vasconcellos Lebre.  Os objetivos prendem-se com o desenvolvimento de mecanismos e estratégias para a formação, a investigação e a difusão cultural, o estreitar de relações entre os responsáveis da comunidade educativa local, a promoção da leitura e literacia na comunidade, a formação e melhoria de práticas das equipas das bibliotecas, a criação de espaços online de fácil acesso à comunidade, a constituição do catálogo coletivo e a partilha de recursos interbibliotecas.

Presentes na cerimónia, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, presidente da Assembleia Municipal da Mealhada e ex-presidente da Câmara da Mealhada, e Helena Duque, coordenadora de bibliotecas da Direção Regional de Educação do Centro, recordaram o início da Biblioteca da Mealhada, que esta semana assinala 19 anos, e as várias etapas que atravessou, da implementação da RBM à criação do Bibliomóvel. 

"Esta carta vem oficializar o trabalho que já é feito e que foi sendo alargado e adaptado face aos novos desafios que se foram colocando, como o emergir do digital. As Bibliotecas são pilares da cultura, espaços de partilha, dinamizadores sociais e é muito importante esta rede, que cobre o território e a demografia, das crianças aos mais velhos", sublinhou Filomena Pinheiro.

Ideias semelhantes partilharam Fernando Trindade e Carlos Sousa, do Agrupamento de Escolas da Mealhada e da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, respetivamente, subscritores da Carta de Compromisso.

A Biblioteca Municipal da Mealhada comemora, esta semana, o 19.º aniversário com diversas iniciativas, como uma feira de trocas de livros usados, a oficia de André Pereira, "Retratos escritos", uma peça teatral, o CineConcerto, esta noite, e o Clube de Leitura Letra Grande.  

Press - Ficheiro PDF Press Release - 29 novembro 2023






Notícias Relacionadas



Segunda edição do FLIM – Festival Literário da Mealhada com "palavras para todos" e com os valores de abril
20 março, 2024

Segunda edição do FLIM – Festival ...

A segunda edição do FLIM - Festival Literário de Mealhada realiza-se de 21 a 23 de março com diversas iniciativas, como conferências, feiras do ...