Ir para o conteúdo principal

Mealhada celebrou Semana da Floresta e da Água com participação dos mais novos e da comunidade

22 março, 2024

Mealhada celebrou Semana da Floresta e da Água com participação dos mais novos e da comunidade

A construção de um hotel para insetos no Bosque Empresarial da Pedrulha assinalou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, ontem, no âmbito do projeto "Plantar oxigénio - menos cimento, mais biodiversidade" do Município da Mealhada. Ao longo de toda a semana, o foco foi também a água, como Centro de Interpretação Ambiental a dinamizar diversas atividades juntos dos mais novos.

O novo hotel para insetos criado no Bosque Empresarial da Pedrulha veio complementar a sua plantação, no Dia da Floresta Autóctone, a 23 de novembro, com a participação de alunos, empresários e trabalhadores das zonas industriais. Plantaram-se diversas espécies autóctones, dos pinheiros mansos aos sobreiros, das cerejeiras aos loureiros, dos folhados aos pilriteiros, com o objetivo de criar zonas de lazer nas zonas industriais. Este ano, na construção do hotel, foram usados vários materiais da natureza e o telhado tem telhas centenárias da antiga cerâmica das Devesas, da Pampilhosa, representando uma homenagem a um polo industrial que teve uma forte importância no concelho da Mealhada.

Ao longo da semana, foram diversas as iniciativas dedicadas à água, em colaboração com a Águas do Centro Litoral, e à floresta, desenvolvidas pelo Centro de interpretação Ambiental, pelo Gabinete Técnico Florestal e pelo Setor de Espaços Verdes.  Gincanas, caminhadas dedicadas à interpretação da biodiversidade, ações de manutenção de árvores e arbustos juntos de escolas, a construção caixas-abrigo para passeriformes, de hotéis para insetos, de comedouros para aves e oficinas diversas foram algumas das propostas desenvolvidas com a população juvenil e com a comunidade.

O projeto Plantar oxigénio – menos cimento, mais biodiversidade" enquadra-se no pacto de Autarcas para o Clima e Energia, que visa a redução das emissões de CO2, em 40%, até 2030.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 22 março 2024






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...