Câmara da Mealhada adjudica Espaço Museológico do Luso

26 março, 2024

Câmara da Mealhada adjudica Espaço Museológico do Luso

A Câmara Municipal da Mealhada adjudicou a empreitada ''Espaço Museológico - Clássicos da História do Luso e Arranjos Exteriores" por cerca de 355 mil euros. A obra vai transformar os antigos lavadouros do Luso num novo espaço cultural. O prazo de execução é de sete meses.

O edifício dos antigos lavadouros, já bastante degradado, será objeto de uma reabilitação total, cujo valor de investimento é de 355.098€. O novo espaço terá uma vertente museológica, onde exibirá elementos históricos e identitários da freguesia, e outra de polivalente, com capacidade de acolher diversas iniciativas culturais. A obra irá transformar os antigos lavadouros do Luso, mas foi projetada com salvaguarda da área de lavadouro, seja para o fim a que se destinava originalmente, seja também como elemento de memória coletiva da população. A empreitada inclui arranjos à área envolvente ao edifício.

"Defendemos a preservação da memória coletiva e este é um elemento de identidade desta vila, quer para os residentes, quer para os muitos turistas, que passam a ter mais uma referência para visitação. Ao assumir esta função de acolher diversas iniciativas culturais, ganha esta característica da polivalência, muito útil para a comunidade", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Esta obra enquadra-se no Programa de Reabilitação Urbana da Vila do Luso, sendo objeto de uma candidatura apresentada pela AD DELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-20 e do Portugal 2020, concretizada através de um contrato de comodato com a Junta de Freguesia do Luso.

O investimento elegível aprovado é de 129.794,83€.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 26 março 2024