Ir para o conteúdo principal

Autarquia quer ser “parte integrante” da comunidade escolar do concelho

10 abril, 2011

Autarquia quer ser “parte integrante” da comunidade escolar do concelho
O 3° Encontro com a Educação juntou cerca de centena e meia de participantes, durante o dia de ontem, no Cine-Teatro Municipal Messias, na Mealhada. O Presidente da Câmara, Carlos Cabral, deu início ao fÓrum temático, aplaudindo a reforma educativa levada a cabo pelo Governo demissionário, sublinhando a aposta do município na área da Educação e deixando clara a sua ambição da autarquia se sentir como “parte integrante” da comunidade educativa do concelho. “A Câmara Municipal quer ser parte integrante da comunidade escolar”, afirmou.

“Estamos à disposição dos pais, dos professores, dos funcionários, de todos os que fazem parte de comunidade educativa do concelho. A Câmara Municipal quer ser parte integrante desta comunidade escolar e diz presente!”, sublinhou Carlos Cabral, no seu discurso de abertura do encontro, que foi pautado por elogios ao trabalho efectuado pelo Governo de José SÓcrates na área da Educação. “Sou crítico em relação a alguma orientação política deste Governo, mas tenho que aqui referir que nunca se fez tanto pela Educação como nos últimos anos”, asseverou o autarca.

“A escola pública tem esbanjado meios para a escola privada. Estou convencido que o Estado já gastou mais dinheiro com o ensino privado do que com a escola pública. Ora discordo. Se houver escola pública, não quero que os meus impostos paguem a escola dos outros. Onde houver escola pública, quem escolher a privada deve pagar a sua escolha”, considerou Carlos Cabral, concluindo: “Penso que este Governo demissionário fez muito bem em pôr na linha esta questão”.

O Presidente da Câmara fez questão de realçar o investimento que a autarquia tem feito na área da Educação, não sÓ o investimento em infra-estruturas, na construção e requalificação do parque escolar, mas sobretudo nas, afirmou, “despesas correntes”. “Fomos dos primeiros concelhos a aderir ao protocolo de transferência de competências para os municípios na área da Educação, temos o Centro Educativo da Pampilhosa a funcionar, o do Luso para arrancar brevemente e julgo que também muito brevemente o da Mealhada. Queremos dar aos nossos filhos e aos nossos netos escolas do século XXI, queremos possibilitar a todas as nossas crianças e jovens igual acesso à melhor das Educações”, sintetizou.

A Directora Regional de Educação do Centro, Helena LibÓrio, o Governador Civil de Aveiro, José Mota, e o Presidente do novo mega-agrupamento de escolas da Mealhada, Fernando Trindade, também estiveram presentes na sessão de abertura do fÓrum. “As Câmaras Municipais têm que ter um papel relevante da Educação das comunidades concelhias. E esta tem. Na transferência de competências, disse ‘estou presente’, mesmo sabendo que seria mais uma dor de cabeça para o Sr. Presidente e o seu Executivo; No investimento nos centros escolares, também soube dizer ‘presente’ e tudo isso está patente aqui. Este encontro reflecte precisamente a importância que se dá à Educação neste município”, afirmou Helena LibÓrio. “A Câmara da Mealhada tem dado uma atenção especial a este sector e é preciso aplaudir aqueles que fazem um bom trabalho”, frisou, por sua vez, o Governador Civil, José Mota.

A sessão de abertura terminou com a intervenção de Fernando Trindade, que aproveitou a oportunidade para apelar ao Governo que invista numa escola secundária com condições no concelho da Mealhada. “O Governo nunca investiu numa escola secundária no concelho. E estamos a falar de 900 alunos. Penso que temos condições para dizer que precisamos de uma escola secundária com condições. Deixo aqui o meu apelo para que se fizesse esse investimento”, concluiu o presidente do mega-agrupamento de escolas da Mealhada.

(2011-04-10) - Press Release






Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...