Ir para o conteúdo principal

Instituto Politécnico de Coimbra e municípios da Mealhada e de Anadia criam Escola da Bairrada

24 novembro, 2023

Instituto Politécnico de Coimbra e municípios da Mealhada e de Anadia criam Escola da Bairrada

Está criada a Escola da Bairrada, um polo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) que funcionará nos municípios da Mealhada e de Anadia, que facilita o acesso ao ensino superior a cursos técnicos superiores profissionais, microcredenciações e pós-graduações.

O protocolo de criação da Escola da Bairrada foi assinado, no dia 21 de novembro, por Jorge Conde, presidente do IPC, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, e Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia.

A implementação da Escola da Bairrada tem como objetivos promover a oferta formativa com vista ao desenvolvimento de Formações Superiores não conferentes de Grau como Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Microcredenciações e Pós-Graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território dos Municípios da Anadia e da Mealhada. Este polo do IPC será criado no âmbito da candidatura aprovada aos programas "Impulso Jovens STEAM" e "Impulso Adultos".

Cabe ao Politécnico de Coimbra a coordenação e organização logístico-administrativa da Escola da Bairrada, o desenvolvimento da oferta formativa e a dinamização da mesma e da promoção da empregabilidade.

Os dois municípios devem assegurar os espaços físicos para a implementação da Escola da Bairrada, proporcionar/dinamizar condições de transporte entre o local da Escola e as instalações onde se realizarem as formações no município, alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento do(s) espaço(s), bem como promover a oferta formativa na região.

Na cerimónia de assinatura do protoloco, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sublinhou a importância desta parceria para valorização da Bairrada, particularmente nos setores-chave da educação, inovação, criatividade e empregabilidade".

Também Maria Teresa Belém, presidente da Câmara Municipal de Anadia, sublinhou "a aposta no território da Bairrada e nas suas potencialidades.

Já o presidente do IPC referiu tratar-se do "primeiro ato oficial" de um projeto que serve o propósito da instituição, que é "acrescentar valor para as pessoas, as empresas e todos os agentes que estão no território", referindo que gostaria de inaugurar a escola já no próximo ano letivo.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 24 novembro 2023






Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...