Ir para o conteúdo principal

Feira de artesanato e gastronomia abriu ontem ao público

10 junho, 2011

Feira de artesanato e gastronomia abriu ontem ao público
O centro da cidade da Mealhada voltou a encher-se de cores e sabores, ontem, pelas 18h, com o início da XIII Feira de Artesanato e Gastronomia do município, que oferece quatro dias de artesanato ao vivo, sabores da terra e um Óptimo cartaz de animação. A noite de ontem foi ao som do projecto de percussão Tucanas. Hoje e amanhã, os dias em que se esperam mais visitantes, a animação vai ficar a cargo, respectivamente, dos Dazkarieh e de Anita Guerreiro.

O Jardim Municipal e o espaço envolvente do edifício da Câmara Municipal voltaram ontem a receber a feira mais tradicional do concelho da Mealhada. Eram 18h e os cerca de 40 expositores já estavam abertos e foi mesmo possível ver alguns artesãos a realizarem o seu trabalho ao vivo e a cores. Esculturas em barro e madeira, tapeçaria, cestaria, bordados, calçado, tecelagem e bonecas de trapos são alguns exemplos do artesanato que se pode apreciar. Pastéis de Tentúgal, bolacha americana, pão com chouriço, gelados, algodão doce e, claro, a água, o pão, o vinho e o leitão também têm direito a stande prÓprio.

A abertura do certame contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Cabral, do Director Regional de Economia do Centro, Armando França, do Governador Civil de Aveiro, José Mota, dos vereadores da Câmara Municipal, dos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e de outras figuras do município. “é de enaltecer quem tem a ousadia nos tempos que correm de realizar uma feira como esta. Este certame permite aos artesãos ganharem a sua vida e permite às pessoas, aos visitantes, encontrarem produtos de qualidade e ganharem bons hábitos de consumo. Para além da convivência, claro”, afirmou o Governador Civil de Aveiro. “Iniciativas deste tipo são muito importantes para animar e estimular a economia local”, concordou o Director Regional de Economia do Centro. “Em períodos de crise, estas iniciativas servem para compensar alguma quebra na actividade econÓmica da região”, reforçou Armando França, dando os parabéns à Câmara Municipal pelo organização do certame. “A feira está bem situada, num sítio aprazível, central, com boas acessibilidades e é um prazer estar aqui”, concluiu.

Esta 13° edição da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada trouxe, contudo, algumas novidades. A edição deste ano é mais curta, realiza-se em apenas quatro dias, o espaço tem uma nova disposição, as tasquinhas têm mais lugares para refeições e apostou-se num programa de animação mais atractivo. Ontem, foram as Tucanas que deram ritmo ao evento. Hoje a noite é dos Dazkarieh e amanhã da inconfundível Anita Guerreiro, com os “Grandes Sucessos da Revista à Portuguesa”.

“Com esta diminuição do número de dias pretendemos precisamente reduzir em 20% as despesas gerais que temos com a feira. Isto, claro, sem prejuízo da qualidade. Este ano até decidimos apostar um pouco mais no programa de animação”, afirmou o Presidente da Câmara. “Alguns participantes gostariam que a feira se realizasse durante mais dias, mas outros preferem assim. Decidimos aproveitar o fim-de-semana prolongado e poupar com isto entre 15 a 20% do custo global do evento”, acrescentou Carlos Cabral, elogiando o que, até então, já tinha apreciado no certame. “Pelo que já vi, estou satisfeito. Agora vou ver o resto, a melhor parte”, brincou o autarca, iniciando a volta pelas habituais oito tasquinhas de gastronomia.

Programação



De 9 a 12 de Junho – “3° Torneio de Ténis da Feira de Artesanato e Gastronomia”

Quinta-feira, 9 de Junho
18h00 – Abertura oficial da XIII Feira de Artesanato e Gastronomia
19h00 – Banda às Riscas
21h00 – Grupo FolclÓrico e Etnográfico da Vimieira
22h00 – Tucanas

Sexta-feira, 10 de Junho
09h30 – Prova de Atletismo “3 Milhas de Mealhada”
15h30 – Final da Taça Distrito de Aveiro Femininos (Futebol de 11) – (Est. Dr. Américo Couto)
16h00 – Grupo Regional da Pampilhosa do Botão
17h00 – Pequenos Artistas da Expressão Musical
17h45 – Final da Taça Distrito de Aveiro Masculinos (Futebol de 11) – (Est. Dr. Américo Couto)
18h00 – Rancho FolclÓrico e Etnográfico São João de Casal Comba
18h30 – FilarmÓnica Pampilhosense
20h00 – Roncos & Curiscos
22h00 – Dazkarieh

Sábado, 11 de Junho
17h00 – Prova de Orientação “1° Troféu de Sprint da Mealhada” (pedestre), inserida no IV Ori-Btt da Bairrada (Parque da Cidade)
17h00 – FilarmÓnica “Lyra Barcoucense”
18h00 – GRES Batuque
18h30 – GEDEPA - Rancho FolclÓrico e Grupo Etnográfico da Pampilhosa
19h00 – Entrega de prémios do “1° Troféu de Sprint da Mealhada”
19h30 – Fanfarra NemFáNemFum
21h00 – Tuna TEC (Tuna de Enfermagem de Coimbra)
22h00 – Grandes Sucessos da Revista à Portuguesa, com Anita Guerreiro

Domingo, 12 de Junho
08h30 – "Diligência dos Sabores - Viajar pelos aromas da Bairrada na Mealhada" (Passeio pedestre)
16h00 – Pequenos Artistas da Expressão Musical
17h00 – Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro
18h00 – Grupo de Samba “Os SÓcios da Mangueira”
18h30 – Drama & Dance
19h00 – Sons do Minho
20h45 – Entrega de prémios do “3° Torneio de Ténis da Feira de Artesanato e Gastronomia”
21h00 – Karaoke das Tasquinhas com “Jukebox Karaoke”
21h30 – Entrega de prémios do “Concurso das Tasquinhas”



(2011-06-10) - Press Release






Notícias Relacionadas