Autarquia acolhe lançamento do “guia sobre a natureza regional”

12 julho, 2011

Autarquia acolhe lançamento do “guia sobre a natureza regional”
ApÓs mais de um ano a desenvolver um intenso trabalho de investigação sobre o concelho da Mealhada – tendo em conta a caracterização geográfica, geomorfolÓgica, ecolÓgica, biolÓgica, ambiental e do patrimÓnio – foi, finalmente, apresentada a obra do biÓlogo e ilustrador científico Fernando Correia, nascida de um desafio lançado pela Câmara Municipal da Mealhada. Assim, na passada sexta-feira, dia 8, a sala de exposições do Cine-Teatro Municipal acolheu o lançamento do livro “Mealhada – Naturezas sem Igual”, a par da inauguração da mostra de ilustração científica digital “Naturezas sem Igual” que reúne 25 trabalhos de desenho científico criados pelo mesmo autor, estando patente naquele espaço até 15 de Setembro (com interrupção de 2 a 18 de Agosto), sendo o horário das visitas de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h30 e das 20h às 23h.

Organizado e apoiado pela Câmara Municipal, este projecto contou, desde o início, com o papel activo da autarquia na sua concretização, que acompanhou todo o processo desde o trabalho de investigação até à publicação da obra. Na apresentação do livro – a cargo da vice-reitora da Universidade de Coimbra (UC) e directora do Jardim Botânico Helena Freitas e do director do departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) Amadeu Soares – estiveram presentes o autor e o Presidente da Câmara Carlos Cabral, que assina o prefácio.
O edil abriu a sessão proferindo algumas palavras nas quais destacou o valor inestimável da obra para o município e congratulou o biÓlogo e ilustrador científico pelo seu rigoroso trabalho que tanto honra a comunidade, à qual também pertence.
Seguiu-se o discurso da vice-reitora da UC, marcado por elogios ao autor que considera ter “um dos mais notáveis e objectivos conhecimentos da natureza que o rodeia” e, ainda, por se fazer valer do talento para dar a conhecer a riqueza existente no concelho no que respeita à biodiversidade, numa manifestação que combina arte, beleza e afecto.

“Tendo em conta que se trata de uma obra dirigida a um concelho – apesar de este conter uma evidente diversidade paisagística e riqueza natural – não deixa de espantar a qualidade e a quantidade da informação aqui reunida. Trata-se de um trabalho exaustivo notável, que sÓ pode ser o resultado de uma dedicação muito intensa por parte do autor. Esta dedicação transparece e é recompensada pelo resultado final. Com efeito, poucas zonas do país se podem orgulhar de ter um inventário tão completo dos seus valores naturais, menos ainda num compêndio com esta harmonia e qualidade estética”, proferiu Helena Freitas.

A responsável admite, no entanto, que nada seria possível sem o apoio da Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente e espera que “o exemplo seja seguido por outras autarquias”. A vice-reitora da UC sublinha que com o apoio da autarquia “o concelho tem conseguido fazer a diferença no que respeita à preservação da biodiversidade” e recorda a “força [dada pela Câmara Municipal] para criar a Fundação Mata do Bussaco”, instituição que tem como objectivo primordial preservar o patrimÓnio natural daquele bosque secular.

A opinião favorável acerca da obra e do empenho da Câmara no seu desenvolvimento é partilhada por Amadeu Soares, director do departamento de Biologia da UA, que também não desperdiçou elogios ao autor e à autarquia.

Reconhecendo o fundamental apoio da autarquia, Fernando Correia dedica este livro “a todos os amigos e amigas” e espera que se torne num “dedicado e útil guia sobre a natureza regional capaz de auxiliar na descoberta dos inusitados e insuspeitos tesouros naturais concelhios, numa incursão explorativa de um passeio pedonal”.

(2011-07-11) - Press Release