Câmara encerra Choupal para intervenção “urgente”

18 outubro, 2011

Câmara encerra Choupal para intervenção “urgente”
A Câmara Municipal vai proceder ao encerramento imediato do Parque do Choupal, na Mealhada, a fim de iniciar um processo de replantação e requalificação do espaço. As actuais árvores mostram “sinais de insegurança da estabilidade”, pelo que serão substituídas por novas e “mais adequadas” variedades de choupos. O vereador do Ambiente, Júlio Penetra, garante que “a ameaça para a segurança dos frequentadores do Choupal não deixou outra alternativa” e assegura que o processo irá “respeitar o papel estético e emblemático do espaço no ordenamento e memÓria da cidade”. A intervenção irá contemplar, ainda, melhorias no parque infantil e na Praça da “Mornaça”.

De acordo com o vereador do Ambiente e Espaços Verdes da autarquia, “a Câmara vem acompanhando há algum tempo, com grande atenção e preocupação o comportamento das árvores que formam o Choupal”. Júlio Penetra remete a necessidade urgente de intervenção no local para “sinais de insegurança da estabilidade de alguns dos seus exemplares [choupos] que determinaram algumas intervenções pontuais preventivas pelos serviços técnicos municipais”.

Neste âmbito, a autarquia procedeu a uma “avaliação técnica, ampla e profunda do estado do seu conjunto”, explica o responsável pelo Ambiente. Conhecido e ponderado esse diagnÓstico e as suas conclusões, que “apontam para uma situação generalizada de decadência e perigosa fragilidade da grande maioria das árvores ali existentes” foram “exploradas e ponderadas todas as possibilidades para a sua manutenção”, tornando-se “inevitável a opção pelo seu abate maciço e urgente”, admite o vereador.

O facto de estar ali implantado um dos espaços infantis da cidade foi determinante na decisão e, além da “renovação na base da plantação de variedades de choupos diferentes dos actuais, mais adequados ao espaço e aos seus actuais fins”, a oportunidade será aproveitada para “introduzir melhorias no prÓprio parque infantil ao nível dos equipamentos e envolventes”, salienta Júlio Penetra. O vereador avança, ainda, que “a intervenção será extensiva, embora noutra escala e utilizando outras soluções, à vizinha Praça da ‘Mornaça’, onde está implantado o Arquivo Municipal”.

(2011-10-18) - Press Release