Ir para o conteúdo principal

"Hortas Domésticas" foi a penúltima oficina e juntou cinco participantes no Parque da Cidade

27 março, 2012

O Parque da Cidade acolheu, este sábado, dia 24, a penúltima oficina de educação ambiental do ano, desta feita dedicada à temática das hortas domésticas. Uma tarde em que cinco participantes aprenderam os cuidados a ter na criação de pequenas hortas domésticas (em varandas, pátios ou jardins) e quais as melhores espécies a cultivar. “Desfrutar de um Vinho” é o tema que se segue e encerra mais um ciclo das Oficinas de Educação Ambiental, a 28 de Abril.

Em “Hortas Domésticas” foram dadas a conhecer uma série de técnicas para desenvolver as pequenas plantações caseiras, bem como os cuidados a ter na manutenção de uma horta, nomeadamente: a preparação do solo, a escolha adequada das espécies a cultivar, a rega e fertilização, entre outros.

Com os participantes a evidenciarem interesse em retomar antigos hábitos mais sustentáveis, a oficina foi orientada para a importância em manter o contacto com a terra, a biodiversidade e o património natural existentes no nosso país, particularmente na região da Bairrada. No final do dia, todos levaram algumas espécies de pequenas plantas (alface e couve) para plantar na sua horta.

“Desfrutar de um Vinho” encerra ciclo de Oficinas a 28 de Abril

“Desfrutar de um Vinho” é a última Oficina de Educação Ambiental deste ano e realiza-se, no próximo dia 28 de Abril, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, na Mealhada. Uma iniciação à prova de vinhos, através das principais técnicas de apreciação e degustação, na qual se supõe a aprendizagem de dicas básicas sobre a temperatura ideal, o modo de servir e a decantação. A actividade é destinada a adultos que se podem inscrever na Biblioteca Municipal ou na Câmara Municipal. Aprenda a Podar!”; “Culinária…Tradições de Natal”; “Chás e Infusões; “Aprender com as Abelhas” e “Hortas Domésticas” foram as outras temáticas que levaram muitos participantes a ocupar as suas tardes de sábado, usufruindo “daquilo que a Terra e a Natureza nos oferecem de melhor, aliado às tradições do concelho”.

Para mais informações contactar:
Telefone: 231 200 980
Email: ambiente@cm-mealhada.pt


(2012-03-26) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...