Ir para o conteúdo principal

Noite das 4 Maravilhas celebra sucesso do projeto municipal

08 julho, 2013

Noite das 4 Maravilhas celebra sucesso do projeto municipal
A noite de 5 de julho foi de homenagem às 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada e a todos os que fazem parte deste projeto de valorização da gastronomia municipal. A V Gala das 4 Maravilhas teve um formato diferente, não contou com a habitual entrega de galardões por não ser ano de candidaturas, mas ficou marcada pela apresentação das novas sobremesas da marca e do novo vinho das 4 Maravilhas. Uma cerimónia conduzida pela jornalista Maria Cerqueira Gomes e pelo apresentador Rui Unas, que juntou os aderentes e todas as entidades envolvidas na Adega Rama, num momento de celebração da marca gastronómica do concelho.

Seis anos depois de ser apresentada ao público e cinco anos depois de ter recebido os seus primeiros aderentes, a marca Água| Pão| Vinho| Leitão - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada já dispensa apresentações, está consolidada no mercado e não pára de receber elogios de quem a vai conhecendo. Razões mais do que suficientes para ser celebrada por todos os que, de alguma forma, fazem parte deste projeto de valorização da gastronomia do concelho que a Câmara Municipal criou em 2007, que passou para as mãos da Associação Maravilhas da Mealhada em 2010 e que conta atualmente com 35 aderentes.

E foi esse o objetivo da V Gala das 4 Maravilhas. Juntar todos os aderentes e as entidades envolvidas numa cerimónia de celebração da marca gastronómica municipal. O formato da gala foi diferente, já que não houve entrega de galardões, por não ser ano de candidaturas. Mas houve muita animação, ao som do sexteto Isabel Darque, e muitas surpresas, como a apresentação do novo vinho tinto da marca e a revelação dos grandes vencedores do Concurso de Sobremesas "Doces Maravilhas", que decorreu na segunda quinzena de junho e teve a sua prova final durante a Semana do Leitão.

Escola Profissional e restaurante "O Castiço" vencem concurso Doces Maravilhas
O concurso partiu de um desafio da Câmara Municipal, Associação Maravilhas da Mealhada e Júri do projeto 4 maravilhas aos aderentes, que acabou por se estender a todos os mealhadenses interessados. O desafio não era fácil: criar uma sobremesa e/ou um pastel que obrigatoriamente incluísse na sua receita um dos produtos das 4 Maravilhas ou um derivado. As candidaturas foram mais do que muitas, mas apenas cinco sobremesas e três pastéis conseguirem chegar à última fase.

Na gala foram anunciados os vencedores do concurso e a sobremesa e o pastel foram servidos aos cerca de 250 convidados. A aluna Marta Leal, da Escola Profissional Vasconcelos Lebre, ganhou na categoria sobremesa com um semifrio que inclui leitão e vinho das 4 Maravilhas, que recebeu os maiores elogios dos presentes. A vencedora da categoria pastel foi Mara Nogueira, do restaurante "O Castiço", com um queque de uva e espumante, que igualmente foi aplaudido por todos. A qualidade das sobremesas e dos pastéis foi tão elevada, que o júri atribuiu menções honrosas a todos os finalistas.

O novo vinho tinto das 4 Maravilhas também foi apresentado na gala e servido a todos os convidados. O vinho é de 2009, foi criado a partir das melhores colheitas dos produtores do concelho e tem a assinatura do enólogo Anselmo Mendes. É o novo representante da marca 4 Maravilhas, que sucede o de 2008, criado por Rui Reguinga: um vinho aclamado nos mercados internacionais, tendo mesmo recebido uma medalha de ouro há dois anos, em Itália, no concurso de enologia "La Selezion Del Sindaco". Apesar da fasquia ser alta, os enólogos do concelho consideram que o novo vinho tinto das 4 Maravilhas tem tudo para lhe seguir as pegadas.

Gala encerra com discursos de agradecimento
A gala ficou ainda marcada por ser a última deste Executivo Municipal. "Este projeto distingue a gastronomia de excelência e de qualidade e mostra a quem nos visita que somos unidos. É um caso de sucesso", salientou a vice-presidente da Câmara e presidente da Associação Maravilhas da Mealhada, Filomena Pinheiro. "Em boa hora começámos a caminhar neste sentido, com alguns aderentes a darem os primeiros passos neste projeto. Um projeto que considero ser uma das melhores obras da Câmara Municipal, pois volvidos estes anos permite colocar sobre a mesa dos portugueses, e não só, o melhor da gastronomia do nosso concelho, as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada", afirmou, por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral.

Carlos Cabral quis ainda deixar o que disse ser "uma pequena homenagem ao grande impulsionar do projeto, o Dr. José Rocha". E recordando José Rocha, o Presidente da Câmara falou da Associação Maravilhas da Mealhada e da essência da sua criação. "Esta é uma verdadeira associação, que resulta da união das pessoas", salientou. Carlos Cabral defendeu o papel importante que ela terá no crescimento do projeto, que em breve ficará nas mãos de um novo Executivo Municipal. "Neste final de mandato, quero passar o testemunho ao novo Executivo. É que talvez valha a pena refletir e pegar nesta tocha olímpica, nesta associação, neste projeto, e dar-lhe ainda mais força nos próximos anos", concluiu.

Uma noite de recordações e também de muita emoção. Para além da homenagem que o Presidente da Câmara fez a José Rocha - que durante anos, à frente da Churrasqueira Rocha e enquanto membro do Conselho de Administração da Associação Maravilhas da Mealhada, dinamizou e impulsionou o projeto das 4 Maravilhas - outros nomes foram referidos nos discursos. Filomena Pinheiro agradeceu a António Selas, "por todo o seu apoio e dedicação", a António Jorge Franco, "por ser o grande pilar desta marca", e a Dora Matos, "pelo esforço que entregou a este projeto". Dora Matos lembrou ainda o nome de Manuela Soares Franco, que esteve ligada às 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada desde a sua criação.

(2013-07-08) - Press Release





Notícias Relacionadas