Crianças do 1° ciclo vão receber formação em Segurança Rodoviária

14 novembro, 2013

Crianças do 1° ciclo vão receber formação em Segurança Rodoviária
Cerca de 650 crianças das escolas do 1° ciclo do Ensino Básico do concelho da Mealhada vão receber formação em Segurança Rodoviária durante os prÓximos dias 19 e 20 de novembro. Uma iniciativa promovida pela Fundação Luso, em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada e com a colaboração da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), que foi ontem apresentada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A primeira ação de formação está marcada para dia 19 de novembro, pelas 9h, no Centro Escolar da Pampilhosa.

A iniciativa partiu da Fundação Luso e enquadra-se na Semana da Segurança, que a Sociedade de água de Luso vai realizar de 18 a 22 de novembro. A empresa decidiu alargar o tema à comunidade e lançou o desafio à Câmara Municipal, que aceitou de imediato. E, em questão de sensibilização e formação, nada melhor do que começar pelos mais novos. A ideia é, então, que as cerca de 650 crianças das escolas do 1° ciclo do Ensino Básico do concelho recebam formação em segurança rodoviária infantil, formação essa que será ministrada pela APSI.

“A segurança rodoviária infantil é um tema que merece a nossa maior atenção, por isso consideramos que esta iniciativa é de extrema importância para as crianças do nosso concelho, para que aprendam estes valores de cidadania e possam contribuir para a diminuição da sinistralidade no nosso país. A educação rodoviária deve ser fomentada desde tenra idade, até mesmo para que, ainda que num âmbito mais básico, sejam as prÓprias crianças a alertarem os pais”, afirmou Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Estas ações de formação vão realizar-se entre os dias 19 e 20 de Novembro, nas escolas do Luso, Vacariça, Mealhada, Pampilhosa, Barcouço, Casal Comba e Antes e terão como temas: criança passageiro, criança peão, criança condutora (bicicleta, etc). Paralelamente, a Fundação Luso irá oferecer a todas as crianças um colete refletor com a assinatura “água de Luso, Marca Segura” e informação diversa de prevenção rodoviária.

“Numa semana em que se comemora a Semana da Segurança na Sociedade de água de Luso, pretendemos também envolver toda a comunidade. Esta iniciativa faz parte do compromisso da Fundação Luso para com a comunidade, e é um tema que para nÓs é fundamental, dentro e fora de portas”, sublinhou Nuno Pinto de Magalhães, presidente da Fundação Luso.

Para além do presidente da Câmara, Rui Marqueiro, do presidente da Fundação Luso, Nuno Pinto Magalhães, estiveram ainda presentes na apresentação Helena Sacadura Botte, da APSI, Ana MÓnica, da Direção Regional de Educação do Centro, e Fernando Trindade, presidente do Agrupamento de Escolas da Mealhada. “A APSI ficou muito feliz por estar integrada neste projeto. A APSI muito tem feito para diminuir os acidentes infantis em Portugal, mas muito há para fazer”, sublinhou Helena Sacadura Botte.

“Se investirmos nas nossas crianças, tenho muita fé que eles serão melhores cidadãos do que nÓs. Como disse o senhor presidente da Câmara, os pais aprendem com os filhos. Os pais aprendem, aceitam e colaboram, por isso é fundamental investirmos nesta sensibilização dos mais novos”, afirmou, por sua vez, Ana MÓnica, da Direção Regional de Educação do Centro. “A prevenção rodoviária é, sem dúvida, um abecedário que se deve ensinar às crianças”, acrescentou Fernando Trindade.

Calendário das ações:

Ação de sensibilização Segurança Rodoviária
Data Escola Horário Sessões N° de alunos
19 Novembro
E.B. n°1 Pampilhosa 9h / 10h 1ª SESSãO 200
10H/11h 2ª SESSãO
11H/12H 3ª SESSãO
E.B. n°1 Mealhada
13:30/14:30 1ª SESSãO 211
14:30/15:30 2ª SESSãO
15:30/16:30 3ª SESSãO
16:30/17:30 4ª Sessão