Ir para o conteúdo principal

Quartas com Ciência e Sábados no Parque de fevereiro no &âmbito BRIGHT

03 fevereiro, 2014

Quartas com Ciência e Sábados no Parque de fevereiro no &âmbito BRIGHT

Várias oficinas e ações de sensibilização ambiental vão ser realizadas no Parque da Cidade de Mealhada, no mês de fevereiro e à semelhança do mês anterior, no âmbito do Projeto BRIGTH. As atividades dirigidas a escolas, crianças, jovens e famílias, vão ser desenvolvidas pela Câmara Municipal de Mealhada, parceira no projeto que decorre desde 2010, na Mata Nacional do Buçaco.

O primeiro dia do mês de fevereiro inicia-se com duas atividades na Mata Nacional do Buçaco, e não no Parque da Cidade de Mealhada, como tem sido hábito. Assim, dia 1 de fevereiro, o próximo sábado, crianças, jovens e famílias podem participar no passeio pedestre ao Trilho da água, ficando a conhecer melhor aquele percurso, onde se destacam os lagos e as fontes, entre as quais a mais célebre, a monumental Fonte Fria. Esta atividade realizar-se-á das 10h00 às 12h00.

Durante a tarde de dia 1 de fevereiro, o objetivo é colocar miúdos e graúdos a erradicar espécies invasoras, na ação de sensibilização “Se és invasora põem-te a andar”, das 14h30 às 17h00. Os participantes deverão erradicar espécies infestantes e invasoras lenhosas, através do arranque manual da erva-do-diabo (Tradescantia fluminensis) e no descasque de espécies invasoras.

“Quartas com Ciência” no Parque da Cidade
As “Quartas com Ciência” vão realizar-se todas as quartas-feiras do mês de fevereiro, nomeadamente, dia 5, 12, 19 e 26, sendo que de manhã são apenas dedicadas às escolas e de tarde às crianças, jovens e famílias.

A oficina “Os Aromas da Floresta”, dia 5 de fevereiro, e a Oficina “A teia da vida – o predador e a presa”, dia 12 de fevereiro, são as atividades realizadas especialmente para as escolas, das 10h00 às 12h00. No primeiro caso, o objetivo passa pela plantação de um canteiro de aromáticas no Parque da Cidade de Mealhada, sendo que os alunos participantes deverão ser capazes de identificar algumas das espécies aromáticas, focando em particular as existentes na Mata Nacional do Buçaco. Já na segunda oficina os monitores vão realizar uma apresentação e jogos sobre a “Teia da Vida”, em que os alunos terão de conhecer as relações entre os predadores e presas, ao mesmo tempo que se abordarão diferentes espécies, evidenciando as nativas da Mata Nacional do Buçaco e as habitantes do Parque da Cidade da Mealhada.

As atividades realizadas no âmbito das “Quartas com Ciência”, que decorrem da parte da tarde, das 14h30 às 17h00, são dedicadas a crianças, jovens e adolescentes. No próximo dia 5 de fevereiro, a Oficina “Degustar os aromas da floresta” vai dar oportunidade aos participantes de aprenderem a distinguir algumas das espécies aromáticas que também degustarão em infusão e em bolo. Já o dia 12 de fevereiro, a Oficina de sensibilização ambiental “Presentes na Floresta” inclui um percurso pedestre no Parque da Cidade de Mealhada, com o intuito de descobrir os “presentes” existentes na Natureza, em que aquela palavra tem um duplo significado: “presente” de existir e “presente” de prenda.

Todas as oficinas realizadas no mês de fevereiro estão disponíveis em www.fmb.pt/bright e vão ser realizadas no Centro de Interpretação Ambiental, no Parque da Cidade de Mealhada – exceto as de dia 1.

São atividades gratuitas, sendo que os interessados em participar nas mesmas devem realizar as suas inscrições para bright@cm-mealhada.pt ou para os números 961 750 028 | 916 717 442. Recorde-se que todas as oficinas e ações de sensibilização vão ser realizadas no âmbito do Projeto BRIGHT, pela Câmara Municipal de Mealhada, que tal como a Universidade de Aveiro, é parceira naquele projeto. A Câmara Municipal de Mealhada tem um papel mais interventivo no que ao BRIGHT diz respeito, planeando e assegurando ações concretas de educação ambiental com a comunidade escolar.

(2014-02-03) - Press Release







Notícias Relacionadas