Mercado Municipal da Mealhada abre portas dia 17 de fevereiro

06 fevereiro, 2024

Mercado Municipal da Mealhada abre portas dia 17 de fevereiro

O Mercado Municipal da Mealhada abre portas dia 17 de fevereiro, sábado, dia em que se realizam os primeiros mercado e feira semanais neste novo equipamento.

O novo Mercado abre com 48 bancas atribuídas, 10 lojas e um estabelecimento de bebidas, no interior, e com 28 lugares de terrado e cinco módulos de restauração/ bebidas atribuídos no exterior. As bancas destinam-se à venda dos mais diversos tipos de produtos, nomeadamente, frutos secos e de conserva, produtos agrícolas, secos ou frescos de natureza conservável, cereais, flores, plantas e sementes.

O edifício do Mercado Municipal, situado na Rua do Grupo Desportivo, funcionará de terça a sábado, das 09h00 às 19h00. Ao sábado, dia de Mercado e Feira Semanal, as bancas funcionarão das 07h30 às 13H30. Já a feira semanal realiza-se aos sábados das 06h30 às 14h30, nos meses de novembro a março, e das 06h00 às 14h00, nos meses de abril a outubro.

O Mercado Municipal da Mealhada representa um investimento de 2.150 milhões de euros. No Município da Mealhada, além deste novo mercado, existem outros dois: o Mercado do Luso e o Mercado Municipal da Pampilhosa.

"O que desejamos é que o novo mercado dê resposta à nossa comunidade e seja também um ponto de promoção turística. Que seja um ponto de encontro entre os produtores e os consumidores locais, entre a comunidade e quem visita o nosso concelho. Pretendemos que seja uma alavanca para a dinamização e valorização da produção local e um incentivo à procura, numa lógica de mercado de proximidade", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada

"A finalidade das instalações e a sua modernidade será uma oportunidade para o aparecimento de novos produtores e impulsionará o desenvolvimento de novas iniciativas de promoção e divulgação dos produtos endógenos e de métodos de produção mais eficientes e sustentáveis", conclui o autarca.

Este mercado, juntamente com os do Luso e da Pampilhosa, procura criar uma rede de mercados locais de proximidade, sendo um objetivo do Município implementar medidas ambientalmente diferenciadoras, que promovam as boas práticas de gestão de resíduos, perseguindo o princípio do Mercado de Resíduos Zero.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 06 fevereiro 2024