Ir para o conteúdo principal

Projeto BRIGHT chega a cerca de 500 crianças do concelho de Mealhada

14 abril, 2014

Projeto BRIGHT chega a cerca de 500 crianças do concelho de Mealhada
No âmbito do Programa Educativo do Projeto BRIGHT, denominado “Ciência na Escola”, a Câmara Municipal de Mealhada realizou a segunda edição de ações de sensibilização em várias escolas no concelho de Mealhada, abrangendo um universo de mais de 500 alunos do 3°, 5°, 7° e 10° anos de escolaridade. O intuito desta iniciativa passou por sensibilizar alunos e professores para as temáticas principais do Projeto, a decorrer na Mata Nacional do Buçaco.

Na primeira edição desta iniciativa, que decorreu em janeiro passado, foi destacado o tema das espécies invasoras, permitindo assim que tanto alunos como professores o conhecessem mais profundamente. Já nas ações que decorreram recentemente, e no mês que se comemorou o Dia da árvore e o Dia da Florestas, destacaram-se as florestas autÓctones, dando a conhecer a alunos e professores quais as espécies nativas da Floresta Portuguesa, ressalvando a sua importância a três níveis: ecolÓgico, econÓmico e social.

Saliente-se o interesse demonstrado por toda a comunidade escolar, o que permitiu que, mais uma vez, estas ações tivessem sido um sucesso. A curiosidade do público-alvo permitiu a troca de ideias e enriqueceu ainda mais a transmissão de conhecimentos.

Esta atividade permitiu ainda uma maior aproximação da comunidade escolar aos temas ambientais e da Mata, bem como a atividade do prÓprio Centro de Interpretação Ambiental (CIA), situado no Parque da Cidade da Mealhada, e que tem vindo a facultar à comunidade escolar atividades relacionadas com o Projeto BRIGHT, entre outras.

Recorde-se que estas ações foram realizadas no âmbito do Projeto BRIGHT, pela Câmara Municipal de Mealhada, que tal como a Universidade de Aveiro, é parceira naquele projeto. A Câmara Municipal de Mealhada tem um papel interventivo, no que ao BRIGHT diz respeito, planeando e assegurando ações concretas de educação ambiental concertadas aquelas em execução com a Fundação Mata do Buçaco e também dedicadas à comunidade escolar.

(2014-04-14) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...