Ir para o conteúdo principal

Mealhada vive mais uma noite de homenagem ao Desporto

28 janeiro, 2015

Mealhada vive mais uma noite de homenagem ao Desporto
O Cineteatro Municipal Messias voltou ontem a lotar na nona edição da Gala Desportiva. Uma noite dedicada a todos os que levam o nome da Mealhada além-fronteiras ou dão o seu contributo para o desenvolvimento do desporto concelhio. A gala foi apresentada pela dupla da “casa”, Marília Miguel e Tiago Mamede, e contou com a presença de Carlos Brito, Rui VitÓria, Olegário Benquerença, Nuno Dias, Luís Sénica, Germano Almeida e Alexandre Afonso. Uma noite marcada pelo reconhecimento das modalidades de Ténis, Natação e Kickboxing, com o prémio Treinador do Ano a ser entregue a João Mário Magalhães, do Luso Ténis Clube, o prémio Atleta do Ano a ser entregue a Patrícia Lourenço, campeã do Mundo de Kickboxing pelo Ginásio CuriGym, e o galardão Revelação do Ano a David Emanuel Tomé, nadador do Hóquei Clube da Mealhada.
Foi com a sala cheia e ao som do fado da lusense Edna Costa, que começou ontem a nona edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada. Um evento que a Câmara Municipal organiza anualmente, como forma de reconhecer e agradecer todo o trabalho que tem vindo a ser realizado nesta área a nível concelhio. A noite começou com o prémio Associação Desportiva do Ano, que foi entregue ao Clube Desportivo do Luso pelo treinador de Futsal do Sporting Clube de Portugal. Nuno Dias agradeceu o convite que lhe foi endereçado pela autarquia e aproveitou o momento para partilhar com todos a sua satisfação pelo seu clube ter ganho a organização da UEFA Futsal Cup. A plateia bateu palmas ao Clube Desportivo do Luso e à novidade, conhecida horas antes, que Nuno Dias partilhou no evento.

As palmas estenderam-se aos Juvenis do Hóquei Clube da Mealhada, que receberam o galardão de Equipa do Ano pelas mãos do treinador de futebol Carlos Brito, seguindo-se o prémio Treinador do Ano, que foi entregue pelo árbitro Olegário Benquerença a João Mário Magalhães, do Luso Ténis Clube. “Até fico admirado de ter subido ao palco e não ter recebido um assobio”, começou por dizer, divertido, Olegário Benquerença, que ontem deixou uma mensagem de incentivo aos seus colegas pelo bom trabalho de arbitragem que se está a fazer em Portugal e um apelo a todos os adeptos, de todos os clubes, para terem compreensão, porque os árbitros “são humanos e também são falíveis”. “Se acham que são capazes, experimentem arbitrar: há espaço para todos. Mas peço-vos compreensão”, afirmou, concluindo: “Estou de saída, não irei prejudicar os vossos clubes durante muito mais tempo”. Olegário Benquerença terminou o seu discurso agradecendo o convite, elogiando a iniciativa da Câmara Municipal e pedindo um aplauso para todos os desportistas do concelho da Mealhada. Um pedido que foi correspondido de imediato.

O quarto troféu da noite entusiasmou especialmente a plateia, já que a distinção de Dirigente do Ano foi entregue a uma senhora. Fernanda Almeida, atual presidente do Futebol Clube da Pampilhosa, subiu ao palco para receber o troféu das mãos do Selecionador Nacional de Seniores de Hóquei em Patins, Luís Sénica, e timidamente agradeceu a sua eleição pelo júri, lembrando que não é fácil vingar numa modalidade desportiva e num clube dominado pelos homens. “Obrigada, não estava nada à espera e não sou nada dada a discursos, mas estou muito agradecida”, afirmou a dirigente, emocionada.

Depois do Ténis ter recebido um dos principais títulos da noite, foi a vez do Kickboxing. Patrícia Lourenço, campeã do mundo da modalidade – título alcançado no maior campeonato mundial de sempre, realizado o ano passado em Rimini (Itália) – recebeu o prémio de Atleta do Ano das mãos do jornalista da Antena 1, Alexandre Afonso, que de imediato se dirigiu à plateia para dizer: “Temos aqui uma campeã do Mundo. Uma salva de palmas”. Alexandre Afonso fez questão de dar os parabéns à Câmara Municipal pelo evento, realçando a importância do destaque dado a todas as modalidades. “Vimos no vídeo uma diversidade enorme de modalidades desportivas. Parabéns à Câmara por isso. Também queremos isso na Antena 1. Elas vão caber lá todas!”, garantiu o coordenador da equipa de Desporto da rádio pública.

E foi a Natação que conseguiu o galardão seguinte. David Emanuel Tomé, nadador do Hóquei Clube da Mealhada, subiu ao palco para receber o prémio Revelação do Ano das mãos do treinador do Guimarães, Rui VitÓria, e fez questão de chamar até si o seu treinador, José Eduardo. Um momento aplaudido pelo público, que de imediato ouviu Artur Dinis, porta-voz do júri da 9ª Gala Desportiva explicar o trabalho realizado e agradecer à autarquia. “Obrigada pelo convite e pela confiança depositada em nÓs”, afirmou. Seguiram-se os prémios de Mérito Desportivo, que levaram ao palco 47 homenageados, entre atletas, treinadores e equipas. Já nos prémios de nomeação direta do júri, as palmas fizeram-se ouvir na atribuição do Prémio Carreira a Edmundo Duarte Carvalho, pelo seu trabalho como fiscal de linha, e depois como árbitro, no Campeonato Nacional na 1ª Divisão. Aos 92 anos de idade, o homenageado subiu ao palco para receber o galardão das mãos do vice-presidente da Câmara, Guilherme Duarte, e agradecer a distinção, emocionado. O vice-presidente, e responsável pelo pelouro do Desporto, aproveitou para deixar umas palavras. “Os mais de 70 nomes aqui citados representam as muitas centenas que diariamente ajudam a promover a prática desportiva e para os quais peço desde já uma salva de palmas”, afirmou Guilherme Duarte, agradecendo a todos, atletas, clubes e sobretudo dirigentes desportivos pelo trabalho que têm realizado ao longo dos anos. “Um profundo agradecimento a todos pela vossa presença, que em muito dignifica o evento e valoriza ainda mais os homenageados”, acrescentou ainda o autarca, agradecendo ao público presente.

O Prémio Carreira teve também um segundo vencedor, ou no caso, vencedora. SÓnia Campos, que desde muito cedo se dedicou ao BTT, foi a mais jovem atleta a receber este galardão, pelos títulos que alcançou enquanto praticou a modalidade. Já o Prémio Incentivo foi entregue à Associação CADES, por ser uma associação em constante crescimento e dar tanto pelo desporto concelhio, e o Prémio Dedicação a Fernando Jorge Dias Almeida, pela sua entrega ao Grupo Desportivo da Mealhada. Este ano, a gala teve uma nova distinção, o Prémio Solidariedade, e o júri decidiu homenagear três entidades desportivas pelas iniciativas solidárias que realizaram ao longo de 2014: a Geração Benfica – Escola de Futsal da Mealhada, o Futebol Clube da Pampilhosa e o Hóquei Clube da Mealhada.

Antes da entrega do último e mais importante galardão da noite, o presidente da Câmara Municipal da Mealhada subiu ao palco para umas breves palavras de agradecimento. Rui Marqueiro chamou ao palco a sua equipa de vereação, que considerou ser “a melhor que já tive e com quem trabalhei”. O presidente agradeceu a treinadores, dirigentes e atletas pelo seu empenho e dedicação, e deu os seus parabéns aos apresentadores e à fadista Edna Costa por terem realizado uma gala tão brilhante. Por último, anunciou o Prémio Alto Prestígio, que foi entregue à Federação de Patinagem de Portugal, pela parceria com a autarquia e a escolha da Mealhada como destino preferido para os estágios das seleções de Hóquei em Patins e de Patinagem Artística e para a realização de importantes eventos das modalidades. “Esta é uma parceria desejável e invejável. Guardo sempre a Mealhada (e a todos vocês) no coração”, afirmou o presidente da federação, Fernando Claro.

A gala terminou em grande com mais uma atuação da fadista Edna Costa, que se fez acompanhar pelo também fadista José Guerreiro. A animação do evento contou também com a prestação do grupo de Expressão Dramática, E-DRAMA, da APPACDM de Anadia, Centro de Santo Amaro.

LISTA DE VENCEDORES



Associação Desportiva do Ano
Clube Desportivo do Luso
Para além da equipa sénior de futebol, que tradicionalmente tem mantido ativa, o clube tem feito uma aposta forte num projeto orientado para as camadas jovens, onde a formação e a transmissão de valores humanos são o mote. Este projeto, que começou com apenas 15 jovens, conta atualmente com cinco equipas de futebol, evidenciando um crescimento estrutural e organizativo de reconhecido relevo deste clube que vive uma dinâmica e um clima de entusiasmo que há muito não se via nesta associação desportiva do concelho.

Equipa do Ano
Juvenis do Hóquei Clube da Mealhada
Na 1ª fase do campeonato, a equipa de juvenis (Sub17) do Hóquei Clube da Mealhada sagrou-se Campeã Regional da Associação de Patinagem de Aveiro e de Coimbra, pelo segundo ano consecutivo e sem derrotas, atingindo a 2ª fase do nacional onde disputou o apuramento para a Final-Four com SL Benfica, SC Portugal e HC Turquel. Apenas se viu arredada da disputa do título nacional no último jogo da 2ª fase, ficando em 3° lugar nesta fase do Nacional da Zona Sul.

Treinador do Ano
João Mário Magalhães, do Luso Ténis Clube
Na qualidade de treinador foi campeão regional de equipas sub12, pelo Clube Cluny e campeão regional sub12 individual feminino, pares femininos e pares mistos (C. Cluny e Luso T.C.); Quinto classificado no campeonato nacional equipas sub12 (C Cluny). é responsável pela atribuição ao Luso Ténis Clube, por parte da Federação Portuguesa de Ténis, da patente de Clube Play and Stay, que destaca os clubes que trabalham com qualidade, bem como da atribuição da patente de clube incluso. único clube da Associação de Ténis de Aveiro com esta patente e que promove o desporto adaptado.
Fruto do trabalho realizado no clube foi convidado para fazer parte do concelho técnico da Associação de Ténis de Aveiro, onde integra a equipa de fomento do ténis, da Federação Portuguesa de Ténis, na Associação de Ténis de Aveiro.

Dirigente do Ano
Fernanda Almeida, Futebol Clube da Pampilhosa
é a atual presidente do Futebol Clube da Pampilhosa. Antes, tinha sido dirigente das classes jovens do clube durante vários anos, exercendo as suas tarefas com reconhecida competência. Perante as dificuldades recentes em nomear uma nova direção, prontificou-se a assumir os destinos do clube onde tem mostrado grande empenho e capacidade de trabalho. Numa modalidade desportiva e num clube onde o domínio masculino impera, a sua coragem e dedicação merece o nosso respeito, incentivo e louvor.

Atleta do Ano
Patrícia Lourenço, do Ginásio Curigym
Atleta de kickboxing do Ginásio Curigym, conquistou a medalha de ouro e consequente título de campeã mundial, no maior campeonato do mundo de sempre, realizado na cidade de Rimini, Itália, em Setembro/2014, organizado pela maior federação mundial de kickboxing (WAKO).

Revelação do Ano
David Emanuel Tomé, do Hóquei Clube da Mealhada
No Ranking Nacional dos atletas nascidos em 2003, o nadador obteve o 3° melhor tempo Nacional aos 400 livres e no Ranking Regional o melhor tempo aos 50, 100, 200 e 400 Livres. O nadador ao longo da época desportiva 2013/2014, conquistou vários pÓdios a nível individual e por estafetas, quatro 1° lugares, três 2° lugares e três 3° lugares.
Esteve presente em dois estágios da Seleção Regional de Aveiro.
Atualmente já tem tempo de admissão para os campeonatos nacionais aos 400 livres.

Mérito Desportivo
Equipas
Seniores Masculinos do Futebol Clube da Pampilhosa (FCP) | Futebol
Juniores Masculinos A do Grupo Desportivo da Mealhada (GDM) | Futebol
Iniciados Masculinos A do GDM | Futebol
Seniores Femininos do Hóquei Clube da Mealhada (HCM) | Hóquei em Patins
Seniores Masculinos do HCM | Hóquei em Patins
Juniores Masculinos do HCM | Hóquei em Patins
Juvenis Masculinos do HCM | Hóquei em Patins
Iniciados Masculinos do HCM | Hóquei em Patins

Treinadores
Fernando Nascimento “Niza” – Seniores Masculinos do FCP | Futebol
João Garrido – Juniores Masculinos A do GDM | Futebol
Luís Felgueiras – Iniciados Masculinos A do FCP | Futebol
Diamantino Fernandes – Seniores Femininos do HCM | Hóquei em Patins
Vasco Vaz – Seniores Masculinos do HCM | Hóquei em Patins
Tiago Sousa – Juniores Masculinos do HCM | Hóquei em Patins
Miguel Ferraz - Juvenis Masculinos do HCM | Hóquei em Patins
Rui Lopes – Iniciados Masculinos do HCM | Hóquei em Patins

Atletas | Desportos Coletivos
Dinis Amorim – Galitos Aveiro| Basquetebol
Alexandre Breda – Iniciados HCM | Hóquei em Patins
André Coimbra – Iniciados HCM | Hóquei em Patins
Bruno Caniceiro – Iniciados HCM | Hóquei em Patins
Francisco Oliveira – Iniciados HCM| Hóquei em Patins
“Barroca” – Servette Futebol Clube| Futebol
Ricardo Ferreira - Sport Lisboa e Benfica | Andebol
Ana Maria Elias Cristina – Lordemão Futebol Clube| Futebol
Margarida Isabel Fernandes Santos - Lordemão Futebol Clube| Futebol
Débora Borges – U. R. Ferreirense | Futebol
Inês Cristina Mamede Santos – U. R. Ferreirense | Futebol
Cláudia Maria Ferreira Rodrigues – U. R. Ferreirense | Futebol
Diana Mendes Simões – U. R. Ferreirense | Futebol
Márcia Raquel Vieira Dinis – U. R. Ferreirense | Futebol

Atletas | Desportos Individuais
Gil Ferreira – ADERCUS| Atletismo
AntÓnio Gonçalves “Prof. Gesso” – Grupo Muzenza| Capoeira
Vasco GÓis Bica – MS Mad/Team Racing Portugal| Downhill
Magda Ruas – Ginásio Curigym| Kickboxing
Patrícia Lourenço – Ginásio Curigym| Kickboxing
David Emanuel Tomé – HCM | Natação
Eduardo Gomes Fernandes – HCM | Natação
Pedro Pereira – ADCPesca Pampilhosa | Pesca
José Pereira - ADCPesca Pampilhosa | Pesca
Adérito Neves – ADCPesca Pampilhosa | Pesca
Francisco Braga - ADCPesca Pampilhosa| Pesca
Miguel Viera – ADCPesca Pampilhosa| Pesca
José Abade – ADCPesca Pampilhosa| Pesca
Filipe Silva - ADCPesca Pampilhosa| Pesca
José Rosmaninho - ADCPesca Pampilhosa| Pesca
Marcelo Pereira - ADCPesca Pampilhosa| Pesca
Mário Cardoso - ADCPesca Pampilhosa | Pesca


NOMEAçãO DIRETA DO JúRI



Prémio Carreira
Edmundo Duarte Carvalho
Natural da Pampilhosa, iniciou a sua carreira como fiscal de linha em 1949, num jogo entre o Grupo Desportivo da Mealhada e o Futebol Clube de Aveiro. Dez anos depois, apitou o seu primeiro jogo do campeonato nacional da 1.ª divisão, em Coimbra, num frente a frente entre a Académica e o Atlético. Desde então, arbitrou vários jogos das principais equipas de futebol nacional. Foi o primeiro árbitro do concelho da Mealhada a integrar os Quadros Nacionais de árbitros de Futebol da 1.ª Categoria, na década de 60. Leva no currículo 602 jogos, 218 como fiscal de linha e 384 como árbitro.

Prémio Carreira
SÓnia Campos
Foi com pouco mais de uma dúzia de anos que se iniciou no BTT e rapidamente conseguiu títulos, ocupando o terceiro lugar do pÓdio na Taça de Portugal em 2000, ano em que se sagra também Campeã Nacional. Renova estes títulos nos anos seguintes e em 2003 é chamada, pela primeira vez, à Seleção Nacional. Desde aí, participa em competições mundiais e alcança sempre um lugar no pÓdio nas competições nacionais, seja na Taça de Portugal ou no Campeonato Nacional, chegando mesmo a Campeã Nacional de Maratonas em 2006 e 2007.Em 2008, integra a equipa Bikezone Team de Amarante e arrecada dois novos títulos, de Vice-Campeã na Taça de Portugal de Cross Country Elite e Campeã Nacional de Cross Country Sub23.

Prémio Solidariedade
Geração Benfica – Escola de Futsal da Mealhada
O primeiro homenageado é a Geração Benfica – Escola de Futsal da Mealhada, pela sua participação, em conjunto com a Associação Bairrada Solidária, na ação solidária “Todos pelo Rúben”.

Futebol Clube da Pampilhosa
O segundo homenageado é o Futebol Clube da Pampilhosa, pela organização da iniciativa solidária “Vamos todos ajudar o João”.

Hóquei Clube da Mealhada
E o terceiro e último homenageado é o Hóquei Clube da Mealhada, pela sua doação de um euro por atleta à Associação Bairrada Solidária e a organização de uma recolha de alimentos para ajudar famílias carenciadas no Natal.

Prémio Incentivo
Associação CADES
A promover o desporto no concelho desde 2009, esta associação tem ganho cada vez mais dimensão e visibilidade. O ano passado abriu um novo polo da Universidade Sénior na Pampilhosa, organizou uma Mega Aula de Zumba, que contou com mais de 200 participantes, realizou a 6ª edição do Equilibra-te e a 7ª edição da Convenção FitDance! Eventos que ganham raízes e crescem a cada ano, consolidando o seu sucesso e aumentando o número de participantes. Iniciativas que contribuem para o enriquecimento cultural e desportivo do concelho e para o crescimento e prestígio desta associação!

Prémio Dedicação
Fernando Jorge Dias Almeida
Começou jovem a jogar nos Juniores do Grupo Desportivo da Mealhada e ficou desde sempre ligado ao clube. Em 1993, assumiu as funções de diretor da equipa de Juvenis e no ano seguinte passou para o comando dos Seniores. Desde então, continuou sempre a colaborar com o clube, tendo integrado o grupo conhecido por “Brigada do Garrafão”, que explorava os bares e eventos para angariar fundos para o Grupo Desportivo da Mealhada. Fez parte de várias direções e comissões administrativas, foi tesoureiro, responsável pelas instalações do clube e esteve sempre ligado a várias equipas das camadas jovens. Hoje, é o diretor da equipa Sénior de Futebol do GDM!

Prémio Alto Prestígio
Federação de Patinagem de Portugal
Nestes últimos anos, o Município da Mealhada tem sido palco de inúmeros estágios das Seleções Nacionais de Patinagem Artística e de Hóquei em Patins. O concelho é eleito todos os anos como o destino preferido para a realização dos estágios de todas as seleções nacionais de Patinagem Artística e de Hóquei em Patins! Para além disso, a Mealhada tem recebido muitos e importantes eventos destas modalidades, tais como Torneios Inter-regiões, Final-Fours, Campeonatos da Europa e, já por duas vezes, uma delas o ano passado, a Taça da Europa de Patinagem Artística.
Ao escolher a Mealhada para a realização destes estágios e eventos, a Federação de Patinagem de Portugal está a contribuir para o reconhecimento e divulgação da qualidade das suas infraestruturas desportivas e da sua capacidade de acolher e organizar eventos desportivos, sendo motivo de um enorme orgulho e de um altíssimo prestígio para o concelho.
Razões mais do que suficientes para esta distinção.


(2015-01-28) - Press Release






Notícias Relacionadas



Seminário "O Desporto precisa de todos" centra-se no impacto de eventos desportivos municipais
20 fevereiro, 2024

Seminário "O Desporto precisa de todos"

O Município da Mealhada realiza, dia 23 de fevereiro, no Cineteatro Messias, o seminário "O desporto precisa de todos. Como? – Eventos ...