Câmara da Mealhada deu as boas vindas à comunidade educativa

09 setembro, 2015

Câmara da Mealhada deu as boas vindas à comunidade educativa

A Câmara Municipal da Mealhada deu, ontem, as boas vindas aos agentes e parceiros educativos do concelho, numa receção que decorreu, de manhã, no Cineteatro Municipal Messias. O vice-presidente da autarquia, Guilherme Duarte, apresentou o concelho aos professores recém-chegados, falou dos equipamentos educativos, dos transportes escolares, das bolsas de apoio e incentivo que a autarquia criou para os alunos do concelho e relembrou que para este Executivo Municipal, "a Educação é vista como um investimento e não como uma despesa". O autarca informou ainda que dentro de dias abrirá o novo Centro Escolar do Luso e, em breve, o Centro Escolar da Mealhada. Com estes dois novos espaços escolares, a Mealhada fica com três centros educativos "atuais, modernos e bem equipados". "Temos um parque escolar de qualidade", sublinhou.

A Câmara Municipal recebeu ontem a comunidade educativa do concelho, numa iniciativa que pretendeu saudar o novo ano de 2015/2016, mas também promover o convívio entre todos os agentes educativos do município. O primeiro a discursar foi o vice-presidente Guilherme Duarte, também ele professor e responsável pelo pelouro da Educação, que, em traços gerais, traçou o estado da Educação no concelho e apelou à união entre a autarquia, dirigentes, professores, auxiliares e comunidade em geral, tudo em prol do que "é mais importante: o aluno". "Que seja um ano tranquilo, de paz nas escolas, para que os beneficiários, os alunos, possam tirar o melhor proveito do seu ano escolar", afirmou Guilherme Duarte, informando os presentes sobre a situação dos dois novos centros escolares do concelho. "A primeira fase do Centro Escolar da Mealhada está concluída, só falta equipar os espaços. Já o Centro Escolar do Luso, a joia da coroa dos equipamentos educativos do concelho, está para abrir", concluiu.

Já o diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade, começou por saudar a autarquia pela iniciativa de juntar os agentes educativos no início do ano. Fernando Trindade mostrou-se preocupado com "a forma como a Educação tem vindo a ser conduzida no país" e, sobre a questão corrente da municipalização da Educação, defendeu "a participação ativa das Câmara Municipais". "É assim que eu penso, para o melhor e para o pior", afirmou o dirigente, lembrando que "hoje, qualquer entidade que se sinta apta financeiramente já pode contratualizar com o Governo a gestão da Educação em qualquer local". "Fico preocupado", sublinhou, terminando o seu discurso com uma palavra de apreço pela Câmara Municipal e pela colaboração que tem ocorrido nos últimos anos.  "Desejo-vos um ótimo ano letivo", concluiu.

O diretor da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), Nuno Canilho, encerrou os discursos, focando a sua intervenção na "necessidade da escola se abrir à comunidade e a comunidade participar ativamente na escola". "O papel que a escola tem na vida das crianças e dos jovens é fundamental. Uma escola fechada não prepara os seus alunos para a vida profissional. É preciso que as escolas se abram à comunidade e que comunidade entenda que deve entrar nas escolas, com regras claro, mas deve participar nas escolas", defendeu. Nuno Canilho realçou ainda a importância da cooperação entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas, o ensino público e a ensino privado. "Está provado que é possível cooperarmos e pensarmos em conjunto, de uma forma concertada e integrada, o que queremos para os nossos jovens", salientou, defendo o papel "conciliador e agregador" da Câmara Municipal nesta cooperação.

O diretor da EPVL terminou o seu discurso destacando a importância do papel dos professores no futuro das crianças e jovens de hoje. "O papel que cada professor tem na vida de um jovem é determinante. O professor tem o poder de construir uma geração, um poder que não está adstrito a mais ninguém, se não aos educadores que estão presentes, diariamente, nas escolas", concluiu, desejando a todos os presentes "um excelente ano letivo".

(2015-09-09) - Press Release