Carmelitas Descalços visitaram a Mata Nacional do Buçaco

21 setembro, 2015

Carmelitas Descalços visitaram a Mata Nacional do Buçaco

Um grupo de representantes da Ordem dos Carmelitas Descalços e de conferencistas visitou esta manhã, dia 18 de setembro, a Mata Nacional do Buçaco no âmbito do programa das comemorações do Quinto Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus. O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, e o Presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB F.P.), António Gravato, deram as boas-vindas ao grupo de visitantes. Conhecer o património deixado pelos Carmelitas Descalços no "Deserto do Buçaco", foi o principal objetivo da visita, que incluiu, para além de uma visita ao Convento de Santa Cruz do Buçaco, a plantação simbólica de uma árvore, "Cedro do Bussaco", na mata nacional.

O presidente da autarquia mealhadense, Rui Marqueiro, e o presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB F.P.), António Gravato foram os anfitriões da visita do grupo, que foi recebido na sede da fundação. "Sejam bem-vindos, é uma honra ter-vos aqui", começou por dizer o presidente da fundação. "Agradeço a vossa presença, bem como a disponibilidade do senhor presidente da Câmara para estar aqui presente. Espero, sinceramente, que se sintam em casa e que gostem do que vão ver", referiu o dirigente, para logo depois concluir a sua intervenção com um desejo, "seria muito interessante transpor para este local a reflexão e espiritualidade tão típica da vossa ordem, mas, no entanto, para isso é necessário devolver toda a dignidade que este espaço merece".

Também o representante do grupo, o padre provincial Joaquim Teixeira, se mostrou muito agradado com a visita, considerando que "a ocasião é uma oportunidade para um estreitar de relações", num diálogo que poderá ser "um princípio de uma colaboração" entre as duas instituições. "Estas são portas que se estão a abrir, resta agora saber o que ambas as partes podem dar", concluiu o sacerdote.

Após o visionamento de um vídeo promocional sobre a história da Mata Nacional do Buçaco, a comitiva visitante composta por elementos da ordem religiosa dos Carmelitas Descalços e por alguns historiadores, num total de dezoito pessoas, seguiu para o Convento Carmelita, onde foi feita uma visita guiada e comentada sobre aquele espaço. O passeio terminou com um almoço na Sala dos Brasões, no Palace Hotel, não sem antes ser plantado um "Cedro do Buçaco", arvore intrinsecamente ligada à herança deixada pelos Carmelitas no Buçaco. O passeio inseriu-se no programa das Comemorações do Quinto Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus (1515-2015), data que é assinalada com a realização de um congresso internacional com o tema: "História da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal", na Domus Carmeli, em Fátima, entre os dias 20 e 22 de outubro, e ao qual a FMB, F.P. se associa com o seu presidente, António Gravato, a fazer parte integrante da comissão de honra do evento.

O congresso vai ter a participação de vários historiadores conceituados, com trabalhos reconhecidos sobre o tema em análise, num mais de duas dezenas de comunicações previamente selecionadas por uma comissão científica. De referir que um funcionário do departamento do Património Edificado Paisagístico e Cultura da FMB, F.P., Filipe Teixeira, vai estar presente no evento com uma comunicação intitulada: "O Deserto do Buçaco, Paisagem do Sagrado - a Herança dos Carmelitas Descalços".

A Ordem dos Carmelitas Descalços foi fundada conjuntamente por Santa Teresa de Jesus e João da Cruz, chegando a Portugal em 1581. É no seguimento da autonomização da província portuguesa dos Carmelitas Descalços que surge, por imposição das constituições da ordem, a necessidade de instituição de um "Deserto" - local de retiro que facilitava a estes religiosos a vivência espiritual em comunidade e, também, em eremitérios. Em 1628 é constituído o "Deserto dos Carmelitas Descalços do Buçaco" onde, durante mais de dois séculos, estes frades permaneceram em regime de clausura. Aqui edificaram um vasto património que inclui capelas e ermidas, fontes, o convento e uma via sacra única no mundo, contribuindo, também, de forma bastante significativa, para a criação da majestosa floresta do Buçaco que hoje podemos contemplar.

(2015-09-18) - Press Release