Rota Eco-Escolas vai passar por 13 escolas e IPSS da Mealhada

20 maio, 2016

Rota Eco-Escolas vai passar por 13 escolas e IPSS da Mealhada

O Projeto Rota Eco-Escolas - "Rota dos 20" chegou hoje à Mealhada e vai permanecer no concelho até dia 9 de junho. O testemunho, entregue pelo município de Vagos, será reencaminhado pela autarquia ao jardim-de-infância de Antes, na próxima segunda-feira. O percurso será feito a pé.

A Mealhada recebeu o testemunho da Rota Eco-Escolas e dá início, segunda, feira ao périplo pelas 13 escolas e IPSS que aderiram ao projeto. Cada uma delas, receberá a bandeira e o registo e contribui apontando uma necessidade de melhoria relacionada com a a mobilidade sustentável, num documento que, no final, será entregue à Autarquia e à Associação Bandeira Azul (ABAE), dinamizadora do projeto.

Na cerimónia de passagem do testemunho, a comitiva de Vagos, que incluiu 40 elementos da autarquia e das quatro Eco-escolas do concelho de Vagos (Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, EB 2,3 de Vagos e Escola Secundária de Vagos) foi recebida pelo presidente da Câmâra da Mealhada, Rui Marqueiro, bem como pelo vice-presidente, Guilherme Duarte, e vereador do Ambiente, José Calhoa.

Depois da passagem física do testemunho, foram todos convidados a plantar uma árvore de espécie autóctone (medronheiro, castanheiro, carvalho) no Parque da Cidade, sendo apadrinhadas por cada uma das instituições.

O testemunho, depois do Jardim de infância de Antes, segue para a EB1 de Antes a EB1 de Casal Comba, o Centro Escolar da Mealhada, aEscola Profissional Vasconcellos Lebre, a EB1 de Barcouço, o jardim de infância do Carqueijo, o Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, a Casa da Criança Maria do Resgate Salazar, Fundação Bissaya Barreto do Luso, o Jardim de infância da Vacariça, o Jardim de infância da Quinta do Valongo, o jardim de infância do Canedo e o jardim de infância da Pampilhosa, que o devolve à Autarquia, dia 9 de junho.

Estas passagens de testemunho serão feitas cumprindo regras conducentes à mobilidade sustentável: de bicicleta, a pé, de trotineta, de triciclos, de autocarro ou de comboio.

A iniciativa "Rota Eco- Escolas", (www.rotados20.abae.pt), coordenada pela Associação Bandeira Azul (ABAE) | Programa Eco-Escolas, visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, sustentável, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município. Decorre simultaneamente em 20 regiões e iniciou-se simbolicamente a 22 de abril de 2015 - o Dia da Terra e Dia Internacional de Ação Eco-Schools.

Mais informações sobre o projeto em ecoescolas@abae.pt

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 maio 2018