"No palco com o Gaspar e a Inês" encerrou projeto "Empreendedorismo nas Escolas"

22 junho, 2017

Com uma tarde dedicada à arte da representação terminou a participação de duas turmas do 1.º ciclo do concelho da Mealhada no projeto "Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra". As duas peças de teatro exibidas no Cineteatro Messias vieram completar os quinze desafios lançados aos alunos da EB1 da Mealhada e da EB1 da Pampilhosa ao longo do ano letivo.

O cenário já se encontrava montado para a primeira peça - bancos, uma mesa e sobre ela uma panela e louças de barro. A comunidade educativa, que se foi instalando na plateia, aguardava pelas atuações e os mais pequenos esperavam pelas mascotes do projeto - o Gaspar e a Inês. Os primeiros a pisar o palco foram o vereador da Educação da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, e o diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade, que proferiram algumas palavras incentivo ao empreendedorismo junto dos mais pequenos.

As mascotes tardavam em chegar. O pedido aos pais para chamarem por eles teve logo a pronta ajuda das crianças, que já olhavam para as portas da sala de espetáculos, julgando que seria por ali que apareceriam. Mas a sua entrada foi mesmo pelo palco - primeiro a Inês e depois o Gaspar, atrasado porque tinha ficado a comer doces.

O tema do empreendedorismo veio à conversa: "O que é ser empreendedor?", perguntaram. E os mais novos foram respondendo: "Persistente, sonhador, comunicativo". Deram, entretanto, lugar à apresentação da primeira peça de teatro, não sem antes mostrarem, em vídeo, a sua aventura pelos vários concelhos da região de Coimbra.

A escola da Mealhada foi a primeira a atuar. Ambas as peças giraram à volta de duas das Quatro Maravilhas da Mesa da Mealhada - o pão e o vinho. "O segredo do pão da Mealhada", protagonizada pelos alunos da EB1 da Mealhada e "O vinho - olhando o passado para construir o futuro", da autoria da EB1 da Pampilhosa, surpreenderam o público, que teceu comentários acerca do desempenho dos atores: "Estiveram todos muito bem".

A festa estava a chegar ao fim, mas ainda houve tempo para os jovens artistas e restantes intervenientes do projeto subirem ao palco para ouvirem e cantarem a música do Gaspar e da Inês.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 junho 2018