Ir para o conteúdo principal

Número recorde de aderentes à marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada

09 julho, 2018

Número recorde de aderentes à marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada

A noite de gala foi de júbilo e de homenagem às 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, em mais uma gala, a oitava, que distinguiu os aderentes ao projeto e aos quais foram entregues as insígnias da marca criada há 11 anos. Este ano, regista-se um número recorde de aderentes, 35, desde restaurantes a cafetarias, de padarias a adegas.

A VIII Gala das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que decorreu no Conjunto Turi?stico Quinta dos 3 Pinheiros, premiou 35 aderentes das várias categorias, Água, Pão, Vinho, Leitão e Produtos Associados, dos quais sete são novos aderentes ao projeto, "o que demonstra, por um lado, a vitalidade da marca, por outro, o empenho, a entrega e o interesse dos operadores económicos em apresentar produtos genuínos e de qualidade aos seus clientes", sublinhou Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada. 

Numa festa que transformou a Quinta dos Três Pinheiros num clube de jazz dos anos 20, ao som da Louisiana Jazz Orchestra, foram sendo chamados ao palco os representantes das empresas que produzem ou comercializam as 4 Maravilhas: a água mineral natural Luso, o pão da Mealhada, tradicional, genuíno e cozinho em forno a lenha, o vinho, com as características da nossa região bairradina, e o leitão, ex-libris da gastronomia da região, cartão de visita no país e no mundo. A estes juntaram-se os produtos associados, como os casticitos, os doces da Docealhada e os caramujos.

Ao palco subiram, ainda, os vencedores do novo concurso "Bebida de Aperitivo e Entrada Maravilhas da Mealhada - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada", o Rei dos Leitões, com a "Trouxa de Leitão, damasco e tomate seco", e a Tas ca Larica, com o cocktail "Mealhada Elegante.

A marca "Água|Pão|Vinho|Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada" foi criada pela Câmara Municipal em 2007, dando corpo a um projeto que tem como objetivos a valorização e promoção dos quatro ícones gastronómicos do concelho, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções, sem respeito pela tradição e genuinidade.

A renovação ou candidatura à marca é feita de dois em dois anos. Após um processo de candidatura, um júri composto por prestigiadas entidades nacionais (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar,  Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Associação de Escanções de Portugal, Comissão Vitivinícola da Bairrada e Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) - dá início a um processo de seleção e avaliação das candidaturas, tendo em conta parâmetros como condições de higiene e segurança, modo de fabrico, relacionamento com o cliente e iniciativas de promoção dos produtos.

Os elementos distintivos da marca - a bandeira e os selos de qualidade – são entregues na Gala. Existem cinco selos de qualidade: um abrangente, que diz respeito a todos os produtos e só pode ser utilizado pelo aderente que é distinguido em todos os elementos a que se candidata. Os outros quatro dizem respeito a cada um dos produtos - água, pão, vinho e leitão – e podem ser atribuídos individualmente.

Ao deparar-se com estas insígnias, o consumidor tem a garantia que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e o melhor leitão do país.

 

Aderentes 2018/2020

Água

            Sociedade das Águas de Luso

Pão

            Escola Profissional Vasconcellos Lebre
            Padaria Manaia
            Padaria Jorge Jesus

Vinho

            Adega Casa de Sarmento
            António Selas
            Caves Messias
            Jorge Rama
            J. Rama
            Manuel Ferreira da Silva
            Quinta do Azinhal
            Quinta do Carvalhinho
            WineLand

Leitão

            Leitão 100% Bairrada
            Forno da Mealhada

Restaurantes

            Típico da Bairrada
            Octávio dos Leitões
            Restaurante Pic-Nic
            Rei dos Leitões
            Conjunto Turístico Quinta dos Três Pinheiros
            Restaurante Hilário
            Restaurante o Castiço
            Meta dos Leitões
            A Portagem
            Churrasqueira Rocha
            Pedra de Sal
            Nélson dos Leitões
            Pedro dos Leitões

Outros

            Tas ca Larica
            Esplanada Jardim do Park
            Casta e Eventos
            Intermarché da Mealhada

Produtos Alimentares Associados

            Docealhada
            Casticito
            Caramujos

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 julho 2018






Notícias Relacionadas



Festame 2019 realiza-se de 7 a 16 de junho
21 outubro, 2018

Festame 2019 realiza-se de 7 a 16 de junho

A edição de 2019 da FESTAME - Feira do Município da Mealhada vai crescer para dez dias de festa. O maior evento comercial, industrial e agrícola ...

Plano Municipal de Emergência acionado
15 outubro, 2018

Plano Municipal de Emergência acionado

A Câmara Municipal da Mealhada decidiu acionar o Plano Municipal de Emergência, ontem à noite, face às graves ocorrências registadas, anteontem e ...