Mealhada assina protocolo de geminação com Millau na sexta-feira

27 setembro, 2010

Mealhada assina protocolo de geminação com Millau na sexta-feira
O protocolo de geminação entre as cidades da Mealhada e Millau vai ser assinado na sexta-feira, dia 1 de Outubro, pelas 15h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara Municipal de Millau encabeça a delegação francesa, que chega ao concelho da Mealhada já na prÓxima quarta-feira, dia 29 de Setembro, estando previsto o seu regresso a França para o dia 3 de Outubro.

O que começou por ser um intercâmbio entre os alunos da escola EB2/3 da Mealhada e do Liceu Jean Vigo de Millau, está prestes a formalizar-se num protocolo de geminação entre os dois municípios. Depois de seis anos de inúmeros contactos e visitas entre delegações de ambas as cidades, Millau propôs um acordo de geminação à Mealhada, que vai ser agora assinado, na prÓxima sexta-feira, numa cerimÓnia a decorrer pelas 15h no Salão Nobre da Câmara Municipal da Mealhada.

Um acordo que tem como objectivo o desenvolvimento de uma consciência europeia, alicerçada nos princípios da cidadania e democracia, através da partilha e troca de experiências, opiniões e valores e da promoção de acções e projectos entre cidadãos de diferentes estados-membros. Um intercâmbio entre cidadãos dos dois países, sobretudo das gerações mais jovens, com vista à construção de uma Europa mais coesa, que aposte na preservação da memÓria do passado e na construção de um futuro melhor.

Recorde-se que a proposta de geminação entre os dois municípios foi aprovada, por unanimidade, na Assembleia Municipal de 16 de Abril de 2010, dias depois de uma delegação da Mealhada, composta pelo vereador da Câmara Municipal José Calhoa e por dois professores da EB2/3 da Mealhada, ter estado na cidade de Millau para a Festa das Geminações. Nessa iniciativa, foi assinada uma carta de intenção para o acordo de geminação que agora se vai formalizar.

(2010-09-27) - Press Release