Obra de requalificação da Aldeia de Várzeas já começou

22 novembro, 2013

Obra de requalificação da Aldeia de Várzeas já começou
O auto de consignação da empreitada de valorização e dinamização turística do percurso da Aldeia de Várzeas foi assinado na quarta-feira, dia 20 de novembro, dando início aos trabalhos. Trata-se, pois, de uma empreitada de recuperação e conservação do patrimÓnio dessa aldeia, localizada junto à vila termal do Luso e nas encostas da Serra do Buçaco, que foi adjudicada à empresa AntÓnio Lopes Pina – Unipessoal Lda., por 189,9 mil euros (+ IVA), com um prazo de execução de 154 dias.

A intervenção abrange a totalidade da zona ribeirinha da aldeia, desde o moinho de água até à ponte rodoviária sobre o ribeiro e prevê, entre outros trabalhos, a criação de uma praceta para a população conviver, a requalificação da zona envolvente da capela, a limpeza da ribeira e dos percursos adjacentes e a criação de uma zona polivalente, com um anfiteatro para espetáculos ao ar livre, parque de merendas, churrasqueiras, instalações sanitárias e estacionamento. Uma obra de grande valia para a oferta turística do concelho, uma vez que integra os circuitos e percursos da vila termal do Luso e da Mata Nacional do Buçaco.

O projeto de execução, que teve por base o programa de arquitetura do Gabinete AntÓnio Figueiredo e Armindo Santos, Arquitetos Lda., foi elaborado pelo Gabinete de Projetos da Divisão de Administração e Conservação do TerritÓrio da Câmara Municipal. Um projeto que complementa o ciclo de regeneração urbana e revitalização da vila termal do Luso e que se enquadra também nos objetivos da Agenda 21 Local, por visar a valorização ambiental do espaço e promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

(2013-11-22) - Press Release