Ir para o conteúdo principal

"Ser feliz na escola" em debate no dia 18 de abril na Mealhada

18 março, 2015

O Cineteatro Municipal Messias vai receber, no dia 18 de abril, a partir das 9h, o 6º Encontro com a Educação. Um fórum organizado pela Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Mealhada e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), que pretende promover o debate e a partilha de ideias, experiências e boas práticas entre os diversos intervenientes no processo educativo, sobre os mais variados temas relacionados com a Educação. "Ser feliz na escola" é o mote para esta sexta edição, que segue o formato adotado o ano passado e proporciona workshops gratuitos para os participantes. As inscrições já estão a decorrer e podem ser feitas para o e-mail educacao@cm-mealhada.pt. O preço da inscrição é de 10 euros (inclui almoço na EPVL), exceto para os alunos do concelho, para quem o fórum é gratuito.

"A Educação é um direito fundamental, essencial não só ao desenvolvimento de cada indivíduo, mas também de todo um país. Hoje formamos crianças e jovens, que serão os adultos de amanhã, responsáveis por criarem uma sociedade melhor. E é por essa razão que este fórum tem cada vez mais sentido para nós", considera o presidente da Câmara Municipal, Rui Marqueiro, na sua mensagem sobre a iniciativa. "Ser feliz na escola" é o tema desta edição. Porque tão importante como ver as nossas crianças e jovens terem boas notas e passarem de ano com distinção, é vê-los crescer felizes e ensiná-los a adaptarem-se emocionalmente ao mundo real. Este é um tema que preocupa todos os que intervêm no processo educativo, mas sobretudo alunos, pais e professores, e que - estou certo - será superiormente explorado neste encontro", adianta ainda o autarca, confiante na escolha da temática.

A felicidade e a motivação dos alunos na escola, a importância de se trabalhar a autoestima e a resiliência, a valorização da inteligência emocional são temas que estarão, com certeza, em foco neste fórum. David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação, será o grande convidado deste encontro e o responsável pela conferência de abertura. Depois sua intervenção, seguir-se-á uma mesa redonda, moderada pela professora Júlia Gomes, que contará novamente com David Justino, bem como com Lucília Salgado, presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Coimbra e Manuela Grazina, especializada em Genética Humana, Genética Bioquímica, Neurociências e Farmacogenómica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Mal a mesa redonda termine, o fórum diz adeus ao espaço do Cineteatro Municipal Messias. Segue-se o almoço na EPVL, onde irão decorrer, da parte da tarde, vários workshops sobre a temática central, nos quais os participantes se devem inscrever previamente mediante os seus interesses. (ver programa)

Esta é "uma aposta da Câmara Municipal da Mealhada, por considerar que a Educação é crucial para o crescimento da nossa sociedade, por defender que a sua melhoria é uma missão, por acreditar que também o Poder Local pode dar o seu contributo, ao proporcionar a partilha de ideias e saberes, de boas práticas e políticas de sucesso", considera ainda o presidente da Câmara. "Este fórum foi criado para levar o ator social e educativo a refletir sobre o que fazer para melhorar a Educação. E é isso que pretendemos que aconteça, no próximo dia 18 de abril, neste 6º Encontro com a Educação", conclui Rui Marqueiro.


A inscrição no 6º Encontro com a Educação, que inclui o almoço na Escola Profissional da Mealhada, é de 10 euros. As inscrições podem, depois, ser realizadas presencialmente, no Setor de Educação e Desporto da Câmara Municipal ou através do e-mail educacao@cm-mealhada.pt. Recordamos que os alunos do concelho não pagam.
 

PROGRAMA:

 


Cineteatro Municipal Messias
8h45 | Abertura do Secretariado
9h05 | Sessão de abertura
Ministro da Educação
Delegada Regional
Presidente da CMM
Diretor AEM
Diretor EPVL
Representante dos alunos

9h30 | Conferência de abertura – David Justino
(Presidente do Conselho Nacional de Educação)

10h15 | Coffee Break

10h30 | à conversa com…
Júlia Gomes - Moderadora
Lucília Salgado – Presidente do Conselho Pedagógico da ESEC/IPC
David Justino – Presidente do Conselho Nacional de Educação
Manuela Grazina – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Escola Profissional Vasconcellos Lebre
12h30 | Almoço

14h30 | Workshops
W1 Ser feliz na diferença
APPACDM – Centro de Santo Amaro
(sessões:15h05 e 16h05)

W2 Coaching em educação
Mafalda Branco
Encontros do Ser
(sessões: 15h05 e 16h05)

W3 Relaxamento e gestão do pensamento
Miguel Valente
Auchter - Consultoria e Formação / Encontros de Ser
(sessões: 15h05 e 16h05)

W4 Ser feliz na escola: leitura de sinais
Paula Andrade
CPCJ - Mealhada
(sessão: 15h05 e 16h05)

W5 Yoga do Riso
Nuno Filipe
Encontros de Ser
(sessão: 15h05 e 16h05)

W6 Livros + Criatividade = alunos felizes
O papel da biblioteca na promoção do livro e da leitura
Gisela Ferreira/Vera Martins
Biblioteca Municipal da Mealhada
(sessão: 15h05 e 16h05)

W7 A ciência ao encontro da escola
à conversa com… Manuela Grazina
(Exclusivo para alunos)
Manuela Grazina
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
(sessão: 15h05)

Documentos relacionados
Ficha de Inscrição (1,36MB)


(2015-03-03) - Press Release

 







Notícias Relacionadas



"Domingos no Parque" convida população a vir para a rua praticar atividade física
09 novembro, 2021

"Domingos no Parque" convida população a

A Câmara Municipal da Mealhada vai dar início, no próximo domingo, ao "Domingos no Parque, uma iniciativa que visa promover a prática de atividade ...