BOSS AC e D.A.M.A lotaram o recinto da FESTAME

12 junho, 2015

BOSS AC e D.A.M.A lotaram o recinto da FESTAME

Mais de uma centena de expositores de artesanato, empresariais, industriais e agrícolas, as habituais tasquinhas, os vinhos e espumantes locais, o leitão da Bairrada, um programa de animação diversificado e um cartaz de espetáculos bastante apelativo marcam a primeira edição da FESTAME - Feira do Município da Mealhada, que decorre na zona desportiva até dia 14 de junho. O certame abriu ao público na tarde de terça-feira, com a visita do Executivo Municipal aos expositores, e teve noite cheia com a atuação de BOSS AC. Ontem, o palco foi dos D.A.M.A, para delírio dos milhares de fãs que estiveram presentes no recinto. Hoje, será a diva KIKA a subir ao palco. Amanhã, Rita Guerra e no sábado, Richie Campbell. A última noite será dos grupos locais. A entrada é livre. É só preciso aparecer!

A abertura da FESTAME aconteceu pelas 18h30 de terça-feira, dia 9 de junho, com a habitual visita do Executivo Municipal às tasquinhas e aos expositores, que este ano são 125. As imagens são mais do que muitas. Este ano, não é só o artesanato a ter destaque, com esculturas em barro e madeira, tapeçaria, cestaria, bordados, calçado, tecelagem, bonecas de trapos, mas sobretudo o setor empresarial, industrial e agrícola já tem muito para ver, com a pecuária a aumentar também a sua representação. "O principal objetivo desta feira é mostrar as potencialidades que o concelho tem. Aqui estão representados os setores do artesanato, da gastronomia, da agricultura, o empresarial e industrial. Só a logística e a cerâmica é que ainda cá faltam, mas é nosso objetivo que passem a fazer parte", afirmou o vereador José Calhoa, responsável pela organização do certame, no dia de abertura.

Para além das imagens, os aromas e os sabores são muitos e variados. A começar pelo cheirinho a leitão, que este ano está representado por vários restaurantes do projeto 4 Maravilhas no expositor da marca municipal e nas habituais tasquinhas de gastronomia, que servem ainda outras iguarias tradicionais, como os negalhos, a chanfana e o arroz-doce. A água, o pão, o vinho e o leitão têm o seu espaço também no expositor das 4 Maravilhas, onde é possível, sobretudo, apreciar os vinhos e espumantes dos produtores do concelho, confortavelmente sentado na esplanada do stand, situado na zona central da feira.

"A aposta na gastronomia está bem vincada", avançou José Calhoa, lembrando que nesta edição o stand das 4 Maravilhas vende sandes de leitão. O vereador sublinhou ainda que este ano as candidaturas foram imensas e centenas tiveram de ser recusadas. "Todos os anos temos vindo a inovar. Este ano, neste formato, tivemos lotação máxima. Não conseguimos colocar mais ninguém neste espaço", afirmou José Calhoa, adiantando que "para o ano que vem vai, com toda a certeza, haver novidades". "Não posso adiantar nada", acrescentou.

O vereador da Câmara Municipal da Mealhada adiantou ainda que o orçamento da feira foi de 130 mil euros e que o facto de as entradas serem gratuitas "é um ponto de honra". "Este ano será assim e é, sem dúvida, um dos maiores atrativos. Para o ano, logo se verá", afirmou José Calhoa, considerando que "com este cartaz musical e com as entradas gratuitas, esperamos milhares de pessoas nos seis dias do evento". "Acreditamos que passem pelo FESTAME mais de 100 mil pessoas nesta edição", defendeu o autarca, lembrando que esta é "a maior festa do concelho".

E uma das grandes apostas da Câmara Municipal nesta primeira edição da FESTAME (antiga Feira de Artesanato e Gastronomia) foi no cartaz musical, preenchido com Boss AC, D.A.M.A, Kika, Rita Guerra e Richie Campbell. BOSS AC inaugurou o palco principal do certame na noite de terça-feira, 9 de junho, com o recinto bastante composto. Já os D.A.M.A superaram todas as expectativas na noite de ontem e lotaram o espaço, com o público a responder aos seus apelos e a cantar, em uníssono, temas como "às vezes" ou "Luísa".

A FESTAME é o primeiro evento de verão da região da Bairrada e o único que não cobra entradas no recinto, nem para os espetáculos musicais. Uma festa que junta o artesanato, a agricultura, o setor empresarial e industrial, a gastronomia da região, um programa de animação para todos os segmentos e um cartaz musical de qualidade. Para quem ainda não visitou, vale a pena espreitar a feira até ao próximo dia 14 de junho, das 18h às 24h aos dias da semana e das 16h às 24h no fim de semana na Zona Desportiva da Mealhada, entre o edifício das Piscinas Municipais e o edifício da EPVL. Hoje será a diva Kika a subir ao palco principal da FESTAME! A entrada é livre. É só preciso aparecer!

Programa:

11 Junho
19h30 - EPATUNA- Tuna da Escola Profissional de Anadia
20h30 - Orquestra do Centro Santo Amaro - APPACDM de Anadia
21h00 - GEDEPA Rancho Folclórico e Grupo Etnográfico da Pampilhosa
22h00 - KIKA - vencedora do Factor X

12 Junho
20h00 - Filarmónica Lyra Barcoucense 10D"Agosto
20h30 - Remember Revival Band
22h00 - Rita Guerra
00h00 - DJ Enois

13 Junho