"Domingos Desportivos" promovem a saúde e o aumento da qualidade de vida

29 maio, 2009

A criação de hábitos desportivos com vista à promoção da saúde e ao aumento da qualidade de vida é o grande objectivo do projecto “Domingos Desportivos”, levado a cabo pela Câmara Municipal da Mealhada em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho. Um projecto dinamizado pelos professores de Educação e Expressão Físico-Motora, que propícia a prática do desporto nas oito freguesias do município e que está aberto a cidadãos de todas as idades.

A ideia passa por conseguir estimular a prática desportiva entre os munícipes, oferecendo-lhes actividades desportivas e recreativas, todos os domingos de manhã, entre as 10h e as 12h, nas mais variadas localidades do concelho, começando para já nas sedes de freguesia. Pretende-se, assim, levar as actividades a todos os cantos do município, adaptando-as a todas as idades, para que avÓs, pais e filhos e netos possam participar nas mesmas iniciativas.

Um projecto que pretende, assim, estimular a criação de hábitos desportivos através da prática de actividades não formais, contribuindo para que os munícipes identifiquem, progressivamente, espaços de animação e de prática desportiva, abertos a todos. A ideia fulcral passa pela promoção da saúde e pelo incremento da qualidade de vida no município da Mealhada, contando também para isso com o apoio de outras entidades, como as Juntas de Freguesias, com envolvimento do associativismo neste trabalho conjunto.

Pretende-se, em termos práticos, fomentar a actividade entre as diferentes gerações, fomentar novas amizades, combater o sedentarismo, combater o isolamento social, aumentar a aptidão psicomotora, prevenir e/ou retardar o aparecimento de doenças, ou seja, em suma, melhorar a qualidade de vida de todos cidadãos do concelho da Mealhada. Todos os interessados podem inscrever-se na sua Junta de Freguesia, independentemente do local onde se realiza a actividade. Os locais de inscrição são as Piscinas Municipais de Mealhada, o Pavilhão Municipal de Luso, o Pavilhão Municipal de Pampilhosa, as Juntas de Freguesia ou o prÓprio local da actividade.

O projecto já arrancou, no passado dia 17 de Maio, no Luso. Logo nesse primeiro dia, mais de 20 pessoas, entre os oito e os 40 anos de idade, se juntaram no Pavilhão Municipal do Luso para a prática de Futsal e de AerÓbica, as modalidades previstas para esse domingo. Já no passado dia 24 de Maio, as actividades propostas foram o Badminton e os Jogos Tradicionais, que decorreram no Pavilhão do SUME, em Antes. Apesar de não terem tanta adesão, também tiveram o seu sucesso.

A prÓxima iniciativa está já agendada para este domingo, 31 de Maio, no Pavilhão Municipal da Pampilhosa. O Futsal (Pais Vs Filhos) e a AerÓbica voltam a ser as modalidades de eleição para todos os que se quiserem deslocar a este recinto desportivo. Já no dia 7 de Junho, o Andebol e o Tiro ao Arco vão ser as modalidades a praticar no Pavilhão Gimnodesportivo da Vacariça.