Ir para o conteúdo principal

"Bolo-rei de leitão" vence Concurso Municipal de Ideias de Negócio

08 março, 2018

"Bolo-rei de leitão" vence Concurso Municipal de Ideias de Negócio

O projeto de três alunas da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) venceu, ontem, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio com uma saborosa e inovadora proposta ao nível da gastronomia: um bolo-rei de leitão.

"A nossa ideia de negócio é promover a região da Bairrada num jogo de sabores intensos entre o tradicional bolo rei e o improvável leitão, produto endógeno da Bairrada. Apresentamos um produto de excelência nunca antes visto: o nosso delicioso bolo-rei com carne e molho de leitão", esta foi a apresentação do grupo de estudantes da EPVL que acabou por merecer a preferência do júri. É este o projeto que irá representar a Mealhada na final Intermunicipal que vai decorrer, dia 25 de março, em Oliveira do Hospital.

Das 19 candidaturas apresentadas na categoria de ensino Secundário e Profissional, foram escolhidas 10 com ideias diversificadas: da gastronomia, com incidência nas 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada (água, pão, vinho e leitão), a projetos nas áreas das artes e indústria criativa ou tecnologia, com desenvolvimento de apps.

O júri, composto pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), Carlos Pinheiro, e por Filipe Tomás, um jovem empresário do concelho, avaliou cada um dos projetos segundo cinco critérios: o grau de inovação, a exequibilidade da ideia, a qualidade da apresentação, a estruturação e maturação da ideia e impacto do projeto para a região.

Além da EPVL, esta quinta edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) ao abrigo do programa "Educação Empreendedora nas Escolas", contou com o envolvimento de outras três escolas do município: Secundária da Mealhada e Escolas Básicas n.º 2 da Mealhada e da Pampilhosa, abrangendo cerca de 150 alunos.

Pela primeira vez, houve um projeto do segundo ciclo, denominado "Bacer", da EB2 da Pampilhosa (turma 6ºA), que representará o Município, na final da sua categoria, dia 26 de maio, na 2ª Expo Empresas Júnior, em Condeixa-a-Nova. A proposta inspira-se nas indústrias típicas da região nos séculos XIX e XX para criar utensílios cerâmico, como por exemplo bases para copos.

O projeto vencedor do 3º ciclo, "Alquimia com sabores da Bairrada", da EB2 da Pampilhosa (9ºC), foi o escolhido para participar também Expo Empresas Júnior. Trata-se de uma ideia que  preconiza a produção e venda de kits de gastronomia molecular inspirados na cozinha regional.

Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada, abriu o concurso com palavras de incentivo aos jovens e de agradecimento a todos os envolvidos, sublinhando que, destas iniciativas, "poderão nascer ideias de negócio que possam, no futuro, influenciar positivamente a economia regional e até nacional".

Todos os participantes receberam prémios de participação do Município, nomeadamente entradas na Piscina do Luso e no Cineteatro Messias.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 março 2018






Notícias Relacionadas



"Comunica-te Jovem!" desperta consciências para o tráfico de seres humanos
26 fevereiro, 2024

"Comunica-te Jovem!" desperta consciênc

Trinta jovens do concelho da Mealhada juntaram-se à volta de mesas de café com o intuito de despertar consciências para o tráfico de seres humanos, ...