Município da Mealhada adere à Rede de Apoio ao Investimento da Diáspora

01 julho, 2022

Município da Mealhada adere à Rede de Apoio ao Investimento da Diáspora

O Município da Mealhada aderiu à Rede de Apoio ao Investimento da Diáspora – RAID, criada com o objetivo de atrair investimento para Portugal, através do apoio a emigrantes portugueses ou lusodescendentes. O termo de adesão foi assinado no I Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e ao Investimento da Diáspora.

O Município da Mealhada esteve presente no I Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e ao Investimento da Diáspora, realizado em Idanha-a-Nova, que teve como finalidade apresentar programas relevantes no apoio a emigrantes e/ou ao investimento da diáspora e partilhar boas práticas municipais de valorização das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro, em prol do desenvolvimento dos territórios.

Com a participação de municípios, comunidades intermunicipais, regiões autónomas e associações empresariais e de desenvolvimento, o encontro incluiu a apresentação e formalização da Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID), à qual o Município da Mealhada aderiu, que liga serviços das diferentes áreas de governação, entidades regionais, municípios (com destaque para os GAE - Gabinetes de Apoio ao Emigrante) e associações de matriz empresarial, em especial da diáspora. Esta rede destina-se a apoiar o investimento da diáspora, através da mobilização de interlocutores, instrumentos e meios para o efeito.

Arrancando com 300 entidades, a constituição é dinâmica, mantendo-se em expansão pelas entidades do ecossistema empreendedor português, bem como pelas associações empresariais da diáspora, com especial destaque para as Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesas no estrangeiro.

O I Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e ao Investimento da Diáspora contou com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Um dos eixos fundamentais do Programa Nacional de Apoio ao Investimento na Diáspora é a promoção, a mobilização e a constituição de redes. É no âmbito deste eixo que surge a RAID, sendo os GAE, nas autarquias, o ponto fundamental para o funcionamento destas redes que mobilizam investimento, identificam oportunidades e estabelecem relações.

As autarquias e outras entidades aderentes à RAID irão, entre outras funções, promover o empreendedorismo da diáspora, identificar os investimentos existentes ou que venham a ser realizados nos concelhos, que sejam oriundos das comunidades portuguesas no estrangeiro, identificar boas práticas e divulgar resultados de investimentos oriundos da diáspora, promover roteiros de investimentos em Portugal e participar na organização de mostras de bens e serviços nacionais em cidades estrangeiras.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 julho 2022