Câmara da Mealhada lança concurso para tratamento da água da Fonte de São João

27 fevereiro, 2024

Câmara da Mealhada lança concurso para tratamento da água da Fonte de São João

A Câmara da Mealhada aprovou o lançamento de um concurso para tratamento da água da Fonte de S. João, no Luso, no valor de 215 mil euros, com um prazo de execução de 150 dias. O objetivo é melhorar a qualidade da água em bica e também no abastecimento à rede pública.

A empreitada visa o tratamento microbiológico da água que alimenta as bicas da Fonte de São João, no Luso, bem como melhorar o tratamento do PH da água captada nesta fonte e distribuída na rede pública. A empreitada inclui ainda a colocação de um sistema de segurança de intrusão e de um sistema de supervisão capaz de detetar e controlar perdas de água.

A água das bicas da Fonte de S. João, atualmente água bruta (sem tratamento) vai passar a ser tratada ao nível microbiológico, através de um sistema de ultravioletas, sem injeção de quaisquer produtos químicos.

Já no que respeita à água captada nesta fonte para abastecimento da rede pública, esta será tratada em reservatório de forma a cumprir as diretrizes relativas ao PH. "Temos alguns problemas que urge corrigir, nomeadamente no que se refere ao PH, que é muito baixo. Aproveitamentos e melhoramos o processo de desinfeção quer da água das bicas, quer da água que é introduzida no abastecimento público", explica António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

A Fonte de S. João, situada no centro do Luso, tem 12 bicas e é um local de muita afluência para enchimento de garrafões de água para uso público. Tem nascente no local que, além da fonte, abastece a rede pública de distribuição de água.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 27 fevereiro 2024

luso obras água