Ir para o conteúdo principal

Câmara da Mealhada avança com 200 mil euros em projetos para intervenções nas diversas freguesias

07 março, 2024

Câmara da Mealhada avança com 200 mil euros em projetos para intervenções nas diversas freguesias

A Câmara da Mealhada tem em curso a elaboração e projetos, no valor de 200 mil euros, para intervenção em diversos locais do concelho, nomeadamente na Pampilhosa, em Santa Luzia, nas freguesias de Barcouço e Casal Comba, no Luso, em Ventosa do Bairro, na Vacariça e na Mealhada.

O projeto maior é o relativo à requalificação da Quinta do Alberto, no Luso, cuja elaboração ultrapassa os 91 mil euros. Este projeto propõe-se requalificar uma zona central do Luso em duas fases: a primeira que implica o arranjo viário, com a ligação entre a Av. Emídio Navarro e a R. Dr. Francisco António Diniz, e a criação de uma cascata de água na encosta Noroeste da Quinta do Alberto. A segunda fase abrange a Rua do Forno, com requalificação de toda a extensão da rua, inclusive com a criação de um parque de estacionamento público nos terrenos da ‘’Casa do Forno’’ e a criação um Parque Urbano na Quinta do Alberto.

Em carteira estão também projetos para a Pampilhosa, Santa Luzia e para Ventosa do Bairro.

Na Pampilhosa pretende-se adquirir as peças e documentos que constituem a reformulação do Projeto de Execução da Requalificação da Pampilhosa Baixa, tendo em conta a reformulação do projeto de arruamentos. Este projeto já foi adjudicado por cerca de 48 mil euros.

Em Santa Luzia, está avançar-se-á para o projeto relativo à reconversão dos antigos talhos existentes no local onde se realizava a feira e reconversão da Praça de Apoio a Peregrino. O objetivo é reabilitar o edificado existente em instalações sanitárias públicas e espaço apoio, bem como reabilitar os espaços exteriores envolventes e a rua de acesso a sul, incluindo estudo de uma praça junto ao estabelecimento ‘’Manuel Júlio’’.

Em Ventosa do Bairro, o Executivo propõe-se requalificar o Largo do Areal e as ruas circundantes, nomeadamente as ruas da Ponte, da Fonte Velha, do Passal e a Rua e Travessa do Cruzeiro. Em Antes, vai avançar-se com o projeto de requalificação urbana da zona central, que abrange as ruas envolventes à Igreja e incluiu a criação do prolongamento da Rua da Portaria.

Na Mealhada, foi contratualizada a elaboração do projeto para reabilitação geral das bancadas do Estádio Municipal Dr. Américo Couto, ao nível de infiltrações e interiores danificados, mas inclui também a reformulação dos sistemas de rega e de drenagem do campo.

Para a Vacariça será adquirido o projeto de execução para a construção de um estabelecimento comercial junto ao Jardim da Vacariça, e arranjo das ruas centrais, na envolvente da Junta de Freguesia. 

"Sempre entendemos a requalificação dos centros urbanos como uma prioridade. São obras de proximidade essenciais para a construção de um concelho focado nas pessoas.  Mas levam tempo e, por isso, estamos a desenvolver os projetos de elaboração para podermos passar, depois, para o terreno", explica António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 07 março 2024






Notícias Relacionadas