Ir para o conteúdo principal

Plataforma online simplifica gestão dos serviços educativos da Câmara Municipal

13 janeiro, 2015

Plataforma online simplifica gestão dos serviços educativos da Câmara Municipal

Chama-se Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem e já está a facilitar a vida a cerca de 1200 encarregados de educação de alunos que frequentam as escolas públicas do concelho da Mealhada, possibilitando-lhes a gestão dos serviços educativos da autarquia via internet, sem terem de se deslocar fisicamente ao espaço da Câmara Municipal. A adesão a esta plataforma online foi anunciada em setembro pelo vice-presidente da Câmara, Guilherme Duarte, e desde o início deste ano que o sistema já se encontra a funcionar em pleno. Uma ferramenta que pretender permitir que os encarregados de Educação possam gerir, através de um computador, os transportes, as refeições e o prolongamento de horário dos seus alunos, e possam efetuar o pagamento desses serviços educativos à Câmara Municipal da Mealhada.

A gestão dos transportes escolares no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, no Ensino Secundário e Profissional, as Atividades de Animação e Apoio à Família, as refeições das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo são os serviços educativos que podem agora ser geridos pelos encarregados de Educação através da plataforma online. Os encarregados de Educação podem fazer essa gestão acedendo diretamente à plataforma, em siga.edubox.pt , colocando a palavra-passe que lhes foi atribuída e, para além disso, passaram também a receber, mensalmente, uma mensagem com a indicação dos serviços prestados, montantes a pagar e data limite dos pagamentos.

Uma forma da Câmara Municipal auxiliar os encarregados de Educação na gestão dos serviços educativos prestados pela autarquia, possibilitando que o pagamento desses serviços sejam também processados via internet, sem obrigatoriedade de deslocação ao edifício da Câmara Municipal. “O objetivo é facilitar a vida aos pais e encarregados de educação, que agora já não têm que se deslocar à Câmara, muitas vezes tendo que faltar aos seus próprios empregos, para efetuarem os pagamento. Para além disso, se o último dia do mês calhasse ao fim de semana e não tivessem ainda pago, na segunda-feira já pagavam com multa. Agora não, os encarregados de Educação podem resolver esse problema a qualquer hora, através de um computador”, sintetizou o vice-presidente da Câmara, e também responsável pelo pelouro da Educação, Guilherme Duarte. “é uma forma de ajudarmos os encarregados de Educação na gestão da vida escolar dos seus educandos”, concluiu.

(2015-01-12) - Press Release







Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...