Exposição virtual sobre notáveis da Mealhada

19 dezembro, 2019

Exposição virtual sobre notáveis da Mealhada

O Arquivo Distrital de Aveiro – ADAVR dedica o mês de dezembro às personalidades, figuras públicas, notáveis do concelho de Mealhada, homenageando personalidades como António Costa Simões ou Messias Ferreira Baptista.

O Arquivo Distrital de Aveiro, em parceria com o Arquivo Histórico Municipal da Mealhada, selecionou 29 personalidades do concelho da Mealhada para uma exposição virtual.  Desde o histórico frei Manuel da Mealhada, ao reitor da Universidade de Coimbra António Augusto da Costa Simões, ao fundador da "Caves Messias" – Messias Ferreira Baptista,  ou à única mulher que integra a lista, Maria da Nóbrega, a mostra assinala personalidades que, em épocas diferentes, marcaram a história da Mealhada.

De Abel da Silva Lindo, médico, benemérito, presidente da Câmara Municipal da Mealhada 1959-1964, a Adelino de Melo, jornalista, investigador histórico, publicista, desenhador e gravador, fundador e diretor dos primeiros e mais antigos periódicos da região; de Alexandre Assis de Leão, administrador do concelho, presidente da Câmara Municipal de Mealhada, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada e um dos fundadores da Sociedade de Banhos Luso, a António Antunes Breda, padre, advogado, professor, diretor de um colégio, presidente da Câmara Municipal da Mealhada (1928-1936). De António Augusto da Costa Simões, médico, político, professor catedrático na Faculdade de Medicina, reitor da Universidade de Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, vice-presidente da Câmara de Deputados, que viabilizou a construção dos Paços do Concelho e do hospital, a Maria da Conceição de Melo Ferreira da Nóbrega Araújo – Maria da Nóbrega, escritora, autora de diversas obras literárias, colaboradora em diversos jornais e revistas sob o pseudónimo "Miriam". Os 29 escolhidos marcaram a sua época pela sua ação em diversas áreas e mereceram o seu lugar na história do concelho da Mealhada.

A mostra pode ser consultada em https://youtu.be/euUNtbxM2QA  e http://adavr.dglab.gov.pt/2019/12/16/mealhada-notaveis-da-minha-terra/

Press - Ficheiro PDF Press Release - 19 dezembro 2019