Comércio tradicional em "estudo" no Workshop de Ideias de NegÓcio Criativas

20 junho, 2014

Comércio tradicional em

O Espaço Internet da Mealhada recebeu na manhã de hoje o I workshop de "Desafio de Criatividade e Inovação - Gerar ideias de Negócio Criativas". Uma iniciativa realizada pela Câmara Municipal da Mealhada em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra que contou com a participação de cinco jovens com espírito empreendedor do concelho da Mealhada.

Nesta ação, integrada no âmbito da iniciativa Construir Futuros na Região Centro - Mais Centro, os participantes foram desafiados a criar uma ideia de negócio criativa com vista a atrair a população da Mealhada a frequentar o comércio tradicional uma vez que este se encontra um pouco estagnado neste momento.

Os formandos, orientados pela técnica Maria Conceição Moura, da CIM da Região de Coimbra, foram divididos em dois grupos de trabalho e foi assim que trabalharam ao longo de toda a manhã.

Em grupo, organizaram um leque de ideias com vista à resolução do desafio proposto e de seguida, classificaram-nas e tentaram avaliá-las. O passo seguinte foi estruturar uma ideia dominante baseada no conjunto de ideias que organizaram inicialmente. Foram estudadas as ideias ao nível dos custos, lucros, publicidade, entre outras e seguiu-se uma breve reunião com dois “consultores”, Maria Conceição Moura, técnica da CIM e Carlos Pinheiro, Presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), que através de várias questões colocadas a cada grupo, testaram a potencialidade de cada projeto. Para finalizar, cada grupo realizou uma apresentação em Powerpoint com o objetivo de apresentar e "vender" a sua ideia de negócio criativa ao público presente.

“4 Maravilhas 4 Estações” e “Mealhada Digital” foram os dois projetos apresentados para responder ao desafio proposto de atrair mais pessoas para o comércio tradicional. No primeiro caso, os formandos propuseram-se a criar uma loja on-line e uma revista com vista à promoção dos produtos locais. Já no segundo caso, os formandos propuseram a criação de um site com atualização diária onde será divulgado o concelho da Mealhada e o comércio local. Seria um site que estaria em constante atualização e que teria todas as informações possíveis sobre o concelho da Mealhada.

No final da manhã, o balanço foi bastante positivo. Para Daniel Tabuado, residente na Mealhada e um dos formandos presentes, este workshop foi "bastante interessante e correspondeu às ideias que tinha aquando da inscrição no mesmo. Já tinha algumas ideias de negócio pensadas e este workshop serviu para que ficasse ainda mais motivado a investir num negócio pessoal". Já para Vera Pessoa, outra das formandas que aceitou este desafio, "O workshop também correspondeu às expetativas criadas e participou para aprofundar o seu conhecimento sobre a questão do empreendedorismo".

(2014-06-20) - Press Release