Ir para o conteúdo principal

Câmara avança com Plano Estratégico para a Educação

20 setembro, 2016

Câmara avança com Plano Estratégico para a Educação

A Câmara Municipal deu início ao processo de elaboração do Plano Estratégico para a Educação, um documento que devera estar concluído daqui a um ano e em vigor já no ano letivo 2017/2018.

O Plano Estratégico para a Educação do Município da Mealhada é, como o nome indica, um documento que define a estratégia educativa de uma forma alargada, envolvendo não só a comunidade educativa como as empresas, as associações, as Instituições Particulares de Solidariedade Social, a Autarquia e até entidades como o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O Plano será elaborado por António Rochete, professor na Faculdade de Letras da  Universidade de Coimbra, que explicou, no decorrer da apresentação do cronograma para realização do documento, que o objetivo é criar "um sistema formativo integrado" a partir de políticas que facultem "respostas às necessidades dos cidadãos, prevendo as transformações sociais e cívicas da comunidade".

"Qual é a missão da Educação no nosso território? O Que é que queremos do nosso aluno quando este termina o 12º ano na Mealhada?". São estas as respostas a que o Plano deve responder, explicou António Rochete, adiantando que a Educação deve ser enquadrada na perspetiva da realização profissional, da qualidade de vida e da cidadania. 

Ao longo de um ano, a equipa do docente desenvolverá as diversas etapas do Plano, sendo que os primeiros meses serão de diagnóstico da situação atual. A partir de Setembro de 2017, o Plano já deverá ser posto em prática, com monitorização contínua.

O Plano Estratégico para a Educação e a revisão da Carta Educativa, que data de há 10 anos, foram duas das medidas que o atual Executivo definiu como prioritárias neste mandato. A nova Carta Educativa já foi concluída e aprovada.

 

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 setembro 2018






Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...