Crianças já começaram a receber formação em Segurança Rodoviária

20 novembro, 2013

Crianças já começaram a receber formação em Segurança Rodoviária
As ações de formação em Segurança Rodoviária infantil, que a Fundação Luso está a promover em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, tiveram início ontem de manhã no Centro Escolar da Pampilhosa. Helena Sacadura Botte, da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), explicou às crianças como se devem comportar enquanto passageiros, peões e condutores, cativando a sua atenção com histÓrias, vídeos e demonstrações. “Sejam polícias dos vossos pais e dos vossos avÓs”, recomendou a formadora, argumentando a importância do papel educativo que as crianças podem ter junto dos seus familiares.

A primeira ação começou logo pelas 9h e foi dirigida a três turmas do 1° e 2° ano do 1° ciclo do Ensino Básico do Centro Escolar da Pampilhosa, seguindo-se outras três turmas, do 2° e 3° ano.

Helena Sacadura Botte começou por explicar os cuidados que as crianças devem ter enquanto passageiros. “Sabem que devem circular nestas cadeiras ou nestes bancos elevatÓrios e usar sempre cinto? é obrigatÓrio”, sublinhou a Secretária-Geral da APSI, recordando ainda que os cintos devem ser colocados devidamente e nunca devem ser puxados para debaixo do braço ou para trás da cabeça. Para que ficassem elucidados sobre o que pode acontecer quando as crianças viajam sem cinto, a formadora passou um vídeo de uma simulação de um choque fontal a 45 km/hora. O boneco que representava a criança voou e as crianças bombardearam a formadora com perguntas. “Como é que ele ficou?”, “Partiu a cabeça?”, questionaram. Helena Sacadura Botte explicou que era apenas um boneco, mas que se fosse uma criança teria sofrido um acidente grave. E acrescentou: “Por isso é que é muito importante cumprirem as regras”.

A segunda lição foi sobre a criança enquanto peão. “Devemos andar sempre no meio do passeio, ou se formos acompanhados, do lado de dentro do passeio, e de preferência de frente para os carros, porque se vejo que vem lá um carro muito depressa, o que é que devo fazer? Ficar encostadinha à espera que ele passe”, sintetizou. “E devemos usar sempre roupa clara”, acrescentou, questionando as crianças: “E para atravessar a passadeira?”. “Devemos olhar para os dois lados”, respondeu um dos alunos. “E esperar pelo verde”, acrescentou outro. Depois da segunda lição aprendida, a formadora mostrou às crianças os coletes refletores que a Fundação Luso lhes ofereceu, explicando que são para ficarem na escola e utilizarem sempre que saírem para o exterior.

Faltava apenas a última lição: a criança enquanto condutora, de bicicleta, skate, patins e outros meios de transporte mais alternativos. O mais importante, sublinhou Helena Sacadura Botte, é o uso do capacete. “As joelheiras e as cotoveleiras também se devem usar, mas o capacete é fundamental. Deve ser sempre bem colocado, no meio da cabeça e apertado”, reforçou a formadora, lembrando-lhes que também nesta situação, enquanto condutores, se devem usar roupas claras e coletes refletores. “é tudo para a vossa segurança”, acrescentou, desafiando os pequenos a passarem a informação que aprenderam aos seus pais e familiares.

“Estas ações são de extrema importância”, sublinhou depois a formadora, em conversa com os jornalistas presentes. “Hoje, por cada criança que morre num acidente rodoviário, 131 ficam feridas. A taxa de mortalidade infantil (entre os 0 e os 19 anos) tem diminuído, mas muito ainda há para fazer. Posso dizer-vos que, em 2007, a taxa era de 31,63 mortos por 100 mil habitantes. Em 2009, de 14,98 mortos por 100 mil habitantes. E em 2012, de 5,86 mortos por 100 mil habitantes. Mas ainda há muito por fazer e estas ações são fundamentais”, argumentou a Secretária-Geral da APSI.

Recorde-se que esta é uma iniciativa da Fundação Luso, em parceria com a Câmara Municipal, que abrange 650 crianças das escolas do 1° ciclo do Ensino Básico do concelho da Mealhada, que vão receber formação em Segurança Rodoviária entre hoje e amanhã. Uma iniciativa que está inserida na Semana da Segurança que a Sociedade de água do Luso (SAL) está a promover até ao prÓximo dia 22 de novembro.

Nesta primeira ação, as crianças conheceram ainda a mascote criada para a Semana da Segurança. “Estas ações estão integradas na Semana da Segurança, que a SAL está a realizar e têm a maior importância para a comunidade escolar do 1°ciclo do concelho”, sublinhou Noémia Calado, da SAL. “é uma iniciativa de louvar, que contou imediatamente com o total apoio da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas. Queremos contribuir para minimizar o risco de acidentes rodoviários junto das crianças do nosso concelho”, salientou, por sua vez, o vice-presidente da Câmara e responsável pelo pelouro da Educação, Guilherme Duarte.

Ação de sensibilização Segurança Rodoviária
Data Escola Horário Sessões N° de alunos