Plano de Requalificação da Baixa da Pampilhosa apresentado publicamente

22 julho, 2011

Plano de Requalificação da Baixa da Pampilhosa apresentado publicamente
A apresentação pública do estudo prévio “Requalificação da Baixa da Pampilhosa” decorreu, na passada quarta-feira, dia 20, na sede da Junta de Freguesia da Pampilhosa. As propostas foram anunciadas pelos técnicos da autarquia responsáveis pelo projecto Hugo Fonseca e Rute Sousa e pelo vereador da Câmara Municipal José Calhoa. Não se tratando de um documento fechado e funcionando apenas como plano orientador e não vinculativo, a Câmara Municipal da Mealhada pretendeu, com a iniciativa, dar a oportunidade aos cidadãos de se expressarem, no sentido de melhorar e qualificar o espaço público. Feito com base num levantamento das características formais e funcionais de cada rua e de cada via, o estudo delimita-se à área que abrange a malha da envolvente prÓxima à estação de caminho-de-ferro e ao Centro Educativo: Rua da República, Rua da Estação, Rua Dr. Abel Silva Lindo, Rua Joaquim Cruz, Rua do Mercado, Rua dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, Rua Mário Silva Henriques, Rua do Lagar, Rua do Luso e outras duas ruas sem toponímia atribuída. Foram ainda identificadas duas entradas (Norte e Sul) e dois espaços âncora envolventes à estação e ao Largo do Garoto.

No sentido de revitalizar a Baixa da Pampilhosa, o plano proposto pela autarquia tem em vista a criação de uma nova via, a supressão de um sentido de trânsito na Rua Joaquim Cruz e na Rua Dr. Abel Silva Lindo, a delimitação de dois espaços âncora no Largo do Garoto e no Largo da Estação, o aumento da capacidade de estacionamento e o aumento das infra-estruturas pedonais. Neste âmbito, estão ainda previstos o projecto de requalificação do Mercado Municipal, o projecto de execução dos passeios da Rua do Luso e projectos de pavimentação em várias ruas, prevendo a chegada do futuro IC3 à Pampilhosa.

Na análise levada a cabo pela Câmara, foram diagnosticadas várias condicionantes à acessibilidade, entre as quais: o estacionamento nas faixas de rodagem que dificulta o cruzamento entre veículos, a colocação de mobiliário urbano que condiciona a mobilidade pedonal, os passeios sem rebaixos nas intersecções com as passagens de peões, a descontinuidade entre passeios, entre outros. A fim de tentar solucionar estes problemas que se repetem no grosso das ruas da Pampilhosa, a autarquia prevê, por exemplo, a formalização e a alteração das zonas de estacionamento, a relocalização dos elementos de mobiliário urbano, o redimensionamento e o rampeamento dos passeios ou a criação de rebaixos nos passeios.

O projecto visa, fundamentalmente, a melhoria do espaço público nas suas várias vertentes, isto é, enquanto espaço de transição, espaço de convívio e espaço de construção do ambiente urbano, numa conjugação de características formais e funcionais que promovam o uso e a apropriação do espaço por parte das pessoas, já que estas podem gerar condições para a ocorrência de vivência de rua, como as deslocações pedonais, o encontro e o convívio.

Da parte da autarquia ficou claro que o plano de requalificação da Pampilhosa não é definitivo e depende da contribuição de todos para o aperfeiçoar. Nesse sentido, a Câmara Municipal quer “ouvir as pessoas” de forma a ser capaz de responder às reais necessidades dos pampilhosenses, sendo que algumas vias deste plano vão ser intervencionadas de imediato.

(2011-07-22) - Press Release