Ir para o conteúdo principal

Câmara defende requalificação do ramal ferroviário Pampilhosa - Figueira da Foz

26 março, 2014

Câmara defende requalificação do ramal ferroviário Pampilhosa - Figueira da Foz

O vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, manifestou na última reunião do Executivo Municipal, de 24 de março, a satisfação e solidariedade da autarquia pela posição dos deputados socialistas eleitos pelo círculo de Coimbra, que recentemente questionaram o Ministério da Economia sobre o futuro do ramal ferroviário Pampilhosa - Figueira da Foz. “Concordamos com tudo o que foi dito. Esta linha não pode ficar fora das opções políticas do Governo. Trata-se de um investimento crucial para a dinamização da economia da Região Centro, com um peso importante na estrutura ferroviária nacional, pela sua ligação privilegiada à Europa”, defendeu o autarca, elogiando a posição dos deputados do Partido Socialista.

“O ramal ferroviário Pampilhosa – Figueira da Foz tem, na sua modernização, um efeito estrutural na malha ferroviária nacional, pois tem a partir da Pampilhosa uma ligação privilegiada à Europa, através da linha da Beira Alta. Para além disso, é uma via complementar da linha do Norte no troço Pampilhosa - Alfarelos, o mais congestionado do país. Este ramal, pela sua localização, pelos concelhos que serve e pelas potencialidades da região, reveste-se de uma importância estratégica relevante para toda a Região Centro, quer na vertente económica, quer na vertente social”, argumentou o vice-presidente da Câmara, durante o período antes da ordem do dia da reunião do Executivo Municipal.

Guilherme Duarte insistiu na importância do ramal ferroviário Pampilhosa – Figueira da Foz para a Região Centro, considerando que esse investimento será fundamental para garantir um sistema de transportes mais coeso e eficaz, possibilitando e incentivando o desenvolvimento da economia da região. O vice-presidente da Câmara terminou a sua mensagem elogiando a posição dos deputados socialistas eleitos pelo círculo de Coimbra e defendendo que, tal como eles, também a Câmara Municipal da Mealhada considera “importante e prioritário o investimento na requalificação e reativação da linha”.

Recorde-se que este troço ferroviário tem cerca de 50 quilómetros, liga o entroncamento da Pampilhosa, concelho da Mealhada, à Figueira da Foz, passando pelos municípios de Cantanhede e Montemor-o-Velho, e foi encerrado para obras a 5 de Janeiro de 2009. Há mais de 5 anos, portanto, que deixou de servir as populações locais e o setor empresarial, sendo por isso premente a sua reativação. De salientar ainda a sua importância estratégica para a atividade logística e portuária da região, nomeadamente para o bom funcionamento com o porto da Figueira da Foz, o porto de Aveiro, ou para a implementação da plataforma rodoferroviária da Pampilhosa.

(2014-03-26) - Press Release







Notícias Relacionadas